terça-feira, 29 de outubro de 2024

São João del-Rei (MG) promove intercâmbio de cavaquinho

Imagem: Reprodução


Os olhares de músicos e interessados no cavaquinho voltam-se para São João del-Rei, município de Minas Gerais, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Acontece na cidade o festival “Memória do Cavaquinho Brasileiro”, com oficinas, shows e saraus gratuitos sobre o instrumento.

O evento está em sua quinta edição, sendo três delas realizadas no Rio de Janeiro. Essa, que será a segunda edição em terras são-joanenses, coloca em cena os diferentes “sotaques” do cavaquinho, como comenta Pablo Araújo, cavaquinista e organizador do festival.

O cavaquinho, aqui em Minas, tem uma diversidade e riqueza muito grandes. Além de habitar gêneros clássicos como o choro, o samba e o pagode, onde ele é mais tradicional, ele habita também o forró, o calango mineiro e a Folia de Reis”, explica.

O que faz com que, na avaliação do artista, o cavaquinho seja um instrumento diverso na forma de tocar e na forma como é construído.

Determinado luthier faz de um jeito, outro de outro jeito. Isso traz um universo inteiro para a gente descobrir, pesquisar e registrar”, reforça.

O festival é, para Pablo, um espaço que reivindica o reconhecimento e o lugar do cavaquinho também como tema de estudo, além de criar um ambiente rico para trocas de experiências com alguns dos nomes mais importantes do país.

O motivo parece promissor para São João del-Rei, que tem uma cena musical rica. A cidade possui graduação e pós-graduação em música na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), um conservatório, duas orquestras centenárias e muitas manifestações populares, como congados e Folias de Reis. 

Fonte e matéria completa: Brasil de Fato