sábado, 26 de outubro de 2024

Primeira escola afro-brasileira é inaugurada no Rio de Janeiro

 Imagem: Reprodução


A escola afro-brasileira Maria Felipa, primeira instituição educacional infantil deste modelo registrada pelo MEC, abrirá uma nova unidade no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. A instituição, com capacidade para mais de 300 alunos até os anos iniciais do ensino fundamental, oferecerá ensino trilíngue em português, inglês e libras, e adotará uma metodologia afro-referenciada e decolonial.
Fundada em 2018 no bairro do Garcia, em Salvador (BA), a escola foi idealizada pela escritora e pedagoga Bárbara Carine, em meio ao processo de adoção de sua filha. Hoje, a equipe conta também com a empresária e dançarina Maju Passos, sócia desde 2020, e com a atriz Leandra Leal, que se juntou ao projeto em 2023. Unidas pelo objetivo de uma educação emancipatória, as sócias promovem uma formação que valoriza conhecimentos clássicos e saberes ancestrais.
A escola anunciou um mutirão de matrículas para sábado, 19 de outubro, com mais de 600 pré-inscritos para 2025, reforçando que aceita crianças negras e não negras para fortalecer o entendimento da história brasileira sob múltiplas perspectivas.
Inspirada por Maria Felipa, heroína da independência brasileira na Bahia, a escola homenageia a descendente de africanos do Sudão que liderou um grupo de 200 mulheres negras e indígenas na luta contra os portugueses, queimando 40 embarcações inimigas em 1822.
Fontes: CNN/Estudantes Ninjas