Imagem: Reprodução
O convite para o autor angolano Pepetela se encontrar com os leitores no Brasil faz parte das celebrações dos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro. “Apresentá-lo ao público significa colocá-lo em contato com um dos maiores e mais prestigiados autores da Língua Portuguesa, tanto pela extensão de sua obra quanto pelos assuntos aos quais dedica sua escrita”, disse Suzana Vargas, curadora e mediadora do Clube.
O escritor é uma das referências da literatura angolana e lusofalante. Ele foi vencedor de diversos prêmios, incluindo o Camões de 1997. Para o encontro neste dia 9 de outubro, a obra mais votada pelo público foi Mayombe, um dos livros mais conhecidos do autor no Brasil, tanto pelo número de edições quanto por sua ampla utilização em estudos universitários e programas de leitura.
Um retrato vívido da luta armada em Angola, 'Mayombe' de Pepetela vai além da mera descrição das batalhas. A obra, escrita durante a participação do autor na guerrilha, explora as tensões sociais e políticas que permeavam o movimento de libertação dos guerrilheiros do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), revelando contradições e os desafios dos guerrilheiros que lutam no interior da densa floresta tropical não somente com as tropas portuguesas, mas também com as diferenças culturais e sociais que buscam superar em direção a uma Angola unificada e livre.
Reconhecido por suas narrativas que mergulham fundo na realidade angolana, tanto antes quanto depois da colonização, Pepetela nos oferece um olhar profundo sobre as lutas e as dificuldades enfrentadas pelos angolanos. Seus romances, repletos de poesia e crítica social, transcendem a mera descrição da realidade, convidando-nos a refletir sobre o continente que tem suas complexidades ignoradas.
Para Pepetela, a conexão com o Brasil é profunda e significativa, um encontro entre culturas que compartilham uma história comum. “Apenas o Atlântico separa os nossos dois povos. E conversar com o público brasileiro é sempre uma oportunidade de encontrar pessoas”, declarou.
O encontro com Pepetela está agendado, amanhã, às 17h30, na Biblioteca Banco do Brasil, no 5º andar do CCBB RJ, com entrada gratuita.
Saiba mais sobre o escritor e o evento em Revista Fórum, aqui.