Imagem: Reprodução/MST/Sergio Cejas
Com materiais recolhidos das ruas, o artista chileno Cristian Sabja criou a Reconstrução Elementar: um grito de esperança, obra permanente do Espaço Cultural Elza Soares, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no centro de São Paulo.
O trabalho, inaugurado na tarde desta quarta-feira (23), é resultado da Oficina Reciclarte, onde Sabja e as participantes trabalharam juntos para chegar ao resultado agora exposto no espaço. Reconstrução Elementar: um grito de esperança une restos de madeira, tecidos, portas e outros elementos encontrados nas ruas, como um teclado e um CD.
"Eu me identifico mais com este tipo de trabalho do que com a galeria [de arte]", diz o artista, que ressalta a importância dos processos criativos feitos a partir do compartilhamento de conhecimentos. Tintas, ilustrações, pincéis e uma bandeira do MST compõe o painel, criando uma imagem de múltiplos detalhes e forte impacto visual. Na base das referências, está um chamado à solidariedade ao povo palestino.
Foto: Sergio Cejas"A obra está relacionada com a reforma agrária e com a destruição da Palestina", diz o artista.
Também participaram da criação de Reconstrução Elementar: um grito de esperança as artistas Fernanda Oberg e Renata Lopes. André Vendramini Pires fez a montagem.
Veja a matéria completa em Brasil de Fato