Imagem: Olívia Costa/Divulgação
O recital gratuito faz parte da segunda edição da Mostra Retratos do Brasil
Ainda em início de carreira, o pianista mineiro Rafael Ruiz, de 28 anos, tem credenciais suficientes para ser considerado uma promessa no universo da música erudita. Ele iniciou sua formação na UFRJ e obteve em seguida uma bolsa para estudar no Royal College of Music, em Londres. Durante os três anos em que permaneceu na instituição, foi premiado diversas vezes, destacando-se com honrarias como o David Young Piano Prize.
Atualmente, ele investe na agenda de concertos e apresentações solo e, paralelamente, desenvolve uma colaboração com a primeira gravadora do Rio de Janeiro dedicada exclusivamente à música clássica, a Século 30.
O pianista decidiu destacar no programa a obra de Villa-Lobos, embora também interpretará peças de Debussy e Chopin. Do compositor brasileiro, ele escolheu “A prole do bebê Nº 2”: “O gatinho de papelão” e “O ursinho de algodão”. De Debussy ele apresentará o segundo caderno de “Estudos”, e de Chopin tocará “Improviso Nº 2” e “Barcarolla”, entre outras.
O recital será nesta terça-feira (22/10), às 19h30, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, Centro). Entrada gratuita.
Matéria completa de Giovana Souza no jornal O Estado de Minas, aqui.
Fonte: EM-Cultura