Imagem: Reprodução
A verdadeira voz do
Brasil
Do alto do
Aglomerado da Serra, emissora faz jornalismo popular
“Um serviço de alto-falante, no morro do Serrão”. Há 48 anos entrava no ar pela primeira vez a Rádio Favela, “a verdadeira voz do Brasil”. Assim como na música eternizada por Leci Brandão, no alto do Aglomerado da Serra, favela de Belo Horizonte, moradores usavam o rádio para se comunicar e “alertar a favela inteira” sobre tudo o que as outras rádios não falavam.
Criada por Misael Avelino, a Rádio Favela, hoje conhecida como Radio Autêntica Favela FM, começou com transmissores improvisados que passavam pelas casas da Vila Fátima, na tentativa de se esconder da polícia e da política que perseguia o projeto de comunicação popular que funcionava de forma clandestina. Às vezes em que a rádio teve os transmissores lacrados e os materiais destruídos não foram capazes de conter o ímpeto da iniciativa.
Símbolo da resistência popular e da luta por justiça social, ao ousar denunciar as mazelas do Aglomerado da Serra, a violência policial e o abandono da população mais pobre, a rádio incomodou poderosos e só resistiu em razão da força dos moradores que, pela primeira vez, ouviam as suas vozes refletidas nas ondas sonoras.
Leiam a matéria completa no Brasil de Fato