sábado, 7 de dezembro de 2024

Documentário de Petra Costa, "Apocalipse nos Trópicos", ovacionado no Festival de Veneza chega a Netflix em 2025

Imagens: Reprodução

 Primeiro lançamento desde “Democracia em Vertigem”, longa investiga relação de evangélicos com o bolsonarismo e o perigo da manipulação ideológica pela extrema direita.

A Netflix divulgou que Apocalipse nos Trópicos, o novo documentário da cineasta Petra Costa, será lançado em 2025 no streaming. A diretora ficou conhecida pela produção Democracia em Vertigem, de 2019, indicada ao Oscar em 2020. O novo documentário vai explorar a crescente influência de líderes religiosos e sua influência política do Brasil. A sinopse questiona: "Quando uma democracia se encerra e uma teocracia começa?".

No documentário, Petra adota uma narrativa poética para explorar a conexão entre o movimento evangélico e a crise política no Brasil, além de aprofundar a análise sobre figuras centrais nesse contexto, como o ex-presidente Bolsonaro. A proposta foi abordar as complexidades de uma democracia em crise. A produção ainda retrata um televangelista brasileiro, que exerceu forte influência sobre Bolsonaro: Silas Malafaia. O país viveu uma teologia apocalíptica aos interesses da extrema direita.

Assim como em Democracia em Vertigem, Petra Costa retrata em sua nova sinopse um período de profunda turbulência e desespero, mas com uma lucidez única e um olhar poético. Ao entrelaçar passado e presente, ela nos mergulha nas realidades contraditórias de uma jovem democracia à beira do abismo, refletindo também as tensões que marcam o cenário global.

Fontes: Revista Fórum/Folhetim Cultural