sexta-feira, 1 de maio de 2020
1º de Maio: Socialismo ou barbárie!
Declaração dos Partidos Comunistas e Operários por ocasião do Primeiro de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores
Os Partidos Comunistas e Operários, que assinam esta Declaração Conjunta, gostariam de expressar uma posição global comum por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores, Primeiro de Maio.
Nossos partidos comunistas e operários organizam diversas atividades nesta ocasião, além de atividades internacionais, e esta Declaração universal é uma delas.
Neste ano, em um momento em que o impacto da epidemia de Covid19 está ficando mais forte, o sistema de saúde pública nos países capitalistas claramente fracassa e não pode proteger a segurança humana. Milhões de trabalhadores perderam o emprego e os direitos trabalhistas são abolidos, milhares de trabalhadores, especialmente os idosos, correm o risco de perder a vida e os sistemas de saúde são impotentes diante dessa epidemia.
A economia mundial está em grande crise, enquanto os governos capitalistas ajudam as grandes empresas capitalistas monopolistas, dando trilhões de dólares a suas empresas para proteger os lucros capitalistas e deixam milhões a sofrer com pobreza, desemprego e marginalização. A nova crise global não é resultado da epidemia de Covid19. Nós, como partidos comunistas e operários, estimamos que esta crise é o resultado de contradições intransponíveis do sistema de exploração, enquanto o surgimento da epidemia de Covid19 enfatiza o caráter de classe da política antipopular dos governos burgueses e da economia de mercado capitalista, que negligenciou as políticas necessárias para o atendimento à saúde, ao meio ambiente e à pesquisa científica.
Nesta nova situação, lutamos como partidos comunistas e operários em nossos países contra as ditaduras, a extrema direita, o novo fascismo e, em geral, os regimes capitalistas que exploram a classe trabalhadora e outros estratos populares. Estamos lutando contra os planos e intervenções imperialistas dos EUA, da OTAN, da UE e de seus aliados. Ao mesmo tempo, lutamos juntos pelo socialismo que estabelecerá um desenvolvimento real, que atenderá às necessidades do povo e à causa da paz, abolirá a exploração do homem pelo homem.
O capitalismo não é o fim da história, e os partidos comunistas e operários procuram coordenar a luta internacional para derrubá-lo. A luta pela paz, pelos direitos dos trabalhadores, para salvar o meio ambiente, garantir a proteção da saúde pública, o fim da pobreza e o desemprego precisam do poder dos trabalhadores, do socialismo e da luta conjunta dos partidos comunistas e operários, da classe trabalhadora e dos povos.
O Primeiro de Maio permanece como o Dia Internacional dos Trabalhadores, para motivar nossa luta pelo socialismo, que é o futuro luminoso da humanidade.
Partidos da Solidnet que assinam a declaração conjunta:
Partido Comunista da Albânia//
Partido do Trabalho da Áustria//
Tribuna progressiva do Barein//
Partido Comunista do Bangladesh//
Partido Comunista Brasileiro//
Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia//
Partido Comunista na Dinamarca//
Partido dos Trabalhadores Húngaro//
Partido Comunista da Irlanda//
Partido Comunista de Israel//
Partido Comunista da Grécia//
Partido Comunista Unificado da Geórgia//
Partido Comunista da Jordânia//
Partido Comunista do Curdistão – Iraque//
Partido dos Trabalhadores da Irlanda//
Partido Comunista do México//
Partido Comunista do Nepal//
Partido Comunista Palestino//
Partido Comunista das Filipinas//
Partido Comunista Sudanês//
Novo Partido Comunista da Iugoslávia//
Comunistas da Sérvia//
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha//
Partido Comunista dos Povos da Espanha//
Comunistas da Catalunha//
Partido Comunista da Suazilândia//
Partido Comunista do Sri Lanka//
Partido Comunista da Turquia//
Partido Comunista dos EUA//
Partido Comunista da Venezuela//