Imagem: Reprodução
Com dramaturgia e direção de Virginia Nascimento, o espetáculo Itinerário do Maldito-uma viagem pelo universo de Plínio Marcos traz para os palcos uma história biográfica do escritor, jornalista, ator e palhaço. A peça é uma homenagem póstuma, aos 25 anos da partida de um dos maiores dramaturgos do teatro brasileiro, contada pelos seus principais personagens. Mesmo o autor habitando o Olimpo, sua obra se perpetua eterna. O artista fez sucesso internacionalmente, pois suas obras foram traduzidas, publicadas e encenadas em francês, espanhol, inglês e alemão. Além de receber diversos prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou.
O texto do espetáculo é inédito, baseado em diversos livros, crônicas e contos escritos pelo autor, entre eles os que foram proibidos durante a Ditadura Militar. Para o Plínio, carnaval, samba, futebol, circo, teatro e jornalismo eram meios de transporte em que todos podiam embarcar.
A indignação de Plínio é seu grito perante uma sociedade pautada na desumanidade, miséria humana e nas injustiças sociais o que resultou a criação de personagens emblemáticos Neusa Sueli, Vado, Veludo, Giro, Celia, dentre outros, que abordam temas sociais e políticos, contendo uma visão crítica sobre a realidade vivida, que encantam gerações e gerações de atores, diretores e todos que amam o palco.
“Trazemos para o público uma colagem cênica com fragmentos da obra teatral daquele que era uma figura polêmica e que foi um dos primeiros a levar para o palco a vida dos marginalizados, da prostituição e da homossexualidade presentes na nossa sociedade, sempre com uma abordagem psicológica além de ressaltar suas diversas paixões”, explica Virginia Nascimento, diretora e especialista em Plínio Marcos.
Fonte: Nota