quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Agora em outubro, lançamento nacional no Benedita


Você sabia que um filme brasileiro vai entrar em circuito comercial e cineclubista ao mesmo tempo? Essa nova forma de distribuição de obras audiovisuais foi colocada em prática a partir de 1° de outubro, no lançamento nacional do documentário “Terra Deu, Terra Come”, de Rodrigo Siqueira. Isso foi possível graças a uma parceria estabelecida entre o Ministério da Cultura e a produtora 7Estrelo. Ao mesmo tempo em que o filme estreia na Sala 1 do Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, ele também será exibido nos 821 Cines Mais Cultura espalhados por todo o país, a exemplo do Benedita Cineclube.

“A ideia é de que esta parceria incentive o audiovisual brasileiro cultural, ou seja, os curtametragistas, os documentaristas e os cineclubistas”, explica Rodrigo Bouillet, coordenador de Rede do Cine Mais Cultura. “Trata-se de uma cadeia econômica do audiovisual com características próprias (bem diferente das salas comerciais de cinema), que precisa ser conhecida e fortalecida. A iniciativa dos produtores e do diretor de ‘Terra Deu Terra Come’ é importantíssima neste sentido”.

Nesta parceria inédita, a produtora enviou uma cópia em DVD de “Terra Deu, Terra Come” para cada unidade do Cine Mais Cultura, além de cartazes para divulgação e postais. São materiais que vão fazer parte do acervo dos cineclubes, portanto, não precisam ser devolvidos. Por outro lado, foi sugerido que cada Cine faça pelo menos uma exibição do filme e escreva um relatório informando, entre outros detalhes, quantas pessoas estiveram presentes. Este público vai ser contabilizado oficialmente, junto com o das sessões comerciais.

Em Cambuquira, o lançamento será dia 28.