quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Programa “Painéis Funarte de Regência Coral”


A FUNARTE (Fundação Nacional de Artes), órgão do governo federal responsável pelo incentivo à produção e à capacitação de artistas, dentre outras atribuições, realizará em parceria com o Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês (Orquestra e Coro Mestre Vicente), de Mariana/MG, o Programa “Painéis Funarte de Regência Coral”, criado no intuito de dar suporte ao canto coral brasileiro e que visa o crescimento da qualidade dos coros, regentes e repertório. A programação inclui cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical, tendo como alvos professores e cantores, com ou sem experiência. Sua duração será de 01 (uma) semana, com aulas pela manhã para regentes e professores de música (com qualquer nível de experiência) e, à tarde, laboratório-coral, para o grupo da manhã e demais cantores de coro interessados. No encerramento, sábado à tarde, será apresentado o resultado da semana, num show de todos os participantes para a platéia local. As aulas e o concerto de encerramento serão gravados e, posteriormente, disponibilizados no portal das artes. Todos os participantes receberão certificado, segundo as normas do Programa.

Mariana será a 5ª, e última, cidade contemplada no ano de 2010 (antes o programa já fora recebido pelas cidades de São Carlos/SP, Crato/CE, Ponta Grossa/PR e Cuiabá/MT, respectivamente). Mas, Mariana é a primeira cidade do Estado de Minas Gerais a sediar este Programa. Como atrativos relevantes no seguimento música a cidade sedia o Museu da Música, único do gênero no Brasil, que preserva um dos mais importantes acervos de partituras de música sacra de autores latino-americanos, além de um dos maiores conjuntos de obras produzidas no Brasil durante os séculos XVIII e XIX, e o Órgão Arp Schnitger, um precioso tesouro musical do início do século XVIII construído pelo alemão Arp Schnitger, um dos maiores construtores de órgãos de todos os tempos. Além disso, Mariana mantém uma forte cultura musical espelhada num grande número de Bandas de Música e no canto-coral, onde antiguíssimas tradições, como o “canto em latim” se fazem presentes na vida da comunidade, nas novenas aos Santos e Padroeiros.

O curso decorrerá no período de 29 de novembro a 04 de dezembro e será sediado no Paço do Mestre, à Rua Wenceslau Braz, nº. 497 – Centro.

Para inscrever-se clique aqui.