sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Fica no Ceará o município mais petista do Brasil

 Imagem: Reprodução


O PT conquistou todos os cargos eletivos da cidade de Ipaporanga, no interior do Ceará. Prefeito, vice-prefeito e todos os 9 vereadores do município são petistas.

 Não apenas isso. O prefeito foi reeleito com 91,9% dos votos válidos -- maior percentual do estado e um dos maiores do país. Este será o quarto mandato consecutivo do PT na cidade.

 Embora tenha apenas 11 mil habitantes, a cidade tem um hospital municipal, três centros de saúde e 4 UBS.

Ipaporanga atingiu nota máxima no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede a qualidade da Atenção Primária. É a cidade com o melhor atendimento em saúde na região.

A cidade também conquistou o 7º lugar no ranking nacional do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) em 2023, superando largamente a média nacional.

Ipaporanga conquistou diversos prêmios na área da Educação:
– 80 medalhas da Olimpíada Cactus
– 24 medalhas da Olimpíada Canguru de Matemática
– 06 medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
– 138 medalhas da Olimpíada Mirim de Matemática
– 21 alunos vencedores do Prêmio Peteca 2023, etapa municipal

 Chama também atenção a rede de proteção social do município: cozinha solidária, distribuição de cestas básicas, vale-gás, programas de complementação de renda.

O atual prefeito do município, Amaro Pereira (PT), foi eleito em 2020 com 58,44% dos votos válidos contra 41,56% de Dedé Diogo (PL). Agora, ele foi reeleito [com 7.754 votos, o que corresponde a 91,96% dos votos válidos do município, o maior percentual entre os prefeitos do Ceará.

O professor do departamento de Direito Público da Universidade Federal do Ceará (UFC), Felipe Braga Albuquerque, explicou que o caso de Ipaporanga, em que um único partido elegeu todos os vereadores, é incomum, mas não ilegal.

“O partido que vai alcançando o coeficiente eleitoral vai elegendo o vereador. O que deve ter acontecido nesse caso é que o PT deve ter feito uma chapa muito forte, deve ter alcançado o coeficiente eleitoral, e os outros partidos não devem ter alcançado o coeficiente nenhuma vez”, apontou o docente.

Todos os 9 vereadores da cidade são do PT:

Rosinha Portela (PT): 1.486 votos
Elivelson Rodrigues (PT): 992 votos
Valdery Cavalcante (PT): 973 votos
Elicia De Paula (PT): 810 votos
Michelle Barroso (PT): 631 votos
Tintim Bonfim (PT): 630 votos
Manoel Cândido (PT): 593 votos
Manoel Alves (PT): 543 votos
João Paulo (PT): 507 votos

Fonte: Pragmatismo