sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Uma reflexão sobre o papel das mulheres na resistência à ditadura

 Imagem: Reprodução


A CiaSenhas de Teatro estreia, neste sábado (2), em Curitiba (PR), a peça Espanto, projeto de montagem que comemora os 25 anos do grupo. A nova obra, dirigida por Sueli Araújo, propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir da experiência na resistência à ditadura militar brasileira (1964-1985). A temporada permanece até o dia 17 de novembro no Teatro José Maria Santos, na capital paranaense.

Com dramaturgia assinada por Sueli Araújo e a colaboração de Luiz Bertazzo, o espetáculo tem como fonte de pesquisa e disparador para a criação dos textos relatos de mulheres registrados nos documentos da Comissão da Verdade. Na montagem, as atrizes Ciliane Vendrusculo e Greice Barros evocam personagens reais e ficcionais sem abandonar suas identidades pessoais e suas presenças enquanto mulheres de seu tempo.

Ao longo da peça, o público é convidado a mergulhar em Espanto também enquanto um afeto, que move a companhia a vasculhar o passado recente para encontrar a "mulher-política" como protagonista da busca de outros sentidos e formas de viver no presente. Criada em 1999, a CiaSenhas se ancora no processo colaborativo e na experimentação como escolha política e de resistência através da arte.

Na montagem, a companhia investiga o trauma social e político que resulta da ditadura militar brasileira  para além do que conta a história oficial. Para isso, se aprofunda no emaranhado subjetivo que encobre a natureza patriarcal presente nas práticas de torturas destinadas aos corpos das mulheres.

Serviço

Espanto

De 2 a 17 de novembro

Quarta-feira a sábado, às 20h

Domingo, às 19h

Sábado e domingo – sessões extras às 16h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10