segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Exposição em Itabira revela o menino que foi o poeta Carlos Drummond de Andrade

Imagem: Reprodução


Portas, janelas e corações abertos em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, para a exposição comemorativa dos 122 anos de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), ilustre filho da terra. “Menino antigo, poeta moderno”, mostra de longa duração inaugurada em 31 de outubro, data de nascimento do escritor, está em cartaz no casarão onde ele morou dos 2 aos 15 anos.

“A exposição fortalece a vocação de Itabira para a poesia, com compromisso voltado também para o turismo, a economia e outros setores”, diz o superintendente da Fundação Casa de Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Alcântara. Mobiliário e objetos apresentados no sobrado colonial, pertencente ao município, foram doados por pessoas das famílias Andrade e Drummond.

Drummond com 2 anos

 Com os olhos da emoção, as irmãs Elcilene Cristina Silva, economista, e Edna de Carvalho Silva, secretária Municipal de Educação, gostaram especialmente dos versos impressos num quadro: “Meu pai montava a cavalo, ia para o campo. Minha mãe ficava sentada cosendo. Meu irmão pequeno dormia.”

É bem o retrato da vida em família. São nossas memórias”, observou Edna. Para ela, a exposição “traz cultura, aprofunda o conhecimento e valoriza a cidade.

Fonte: O Estado de Minas