quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Em Belo Horizonte festival celebra o Dia da Consciência Negra com música e gastronomia

Foto: Patrick Arley/Divulgação

Reforçar e difundir a cultura dos povos afro-periféricos em Belo Horizonte: esse é o objetivo do Festival Laços da Ancestralidade, que será realizado em 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, no Mercado da Lagoinha, com a participação de moradores da região, representantes da cultura e de religiões de matizes africanas de Minas e dos povos originários do Estado.

Na terceira edição, o projeto tem como objetivo promover narrativas, viveres e saberes imateriais e culturais dos povos afro-periféricos. Assim, a programação oferece atrações como shows, gastronomia, palestras, Feira Kinanga, atividades infantis, atos simbólicos de consagração à árvore sagrada e ancestral, entre outros. Shows como “Clara Viva - Aline Calixto canta Clara Nunes”, Sérgio Pererê, Bloco Orisamba, entre outros, fazem parte do evento.

Aline Calixto em foto de Vitor Beneti/Reprodução

O projeto, com entrada gratuita, é realizado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab) e Reunião Umbandista Mineira. Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte; Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura; Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar e Cidadania, bem como do Centro de Referência da Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha.

Veja a matéria completa e a programação acessando a página do jornal “Hoje em Dia” aqui.

Fonte: Hoje em Dia