sábado, 31 de agosto de 2024

Benedita da Silva, uma mulher negra, doutora honoris causa da UFRRJ

 Imagem: Reprodução




Um marco na história: a deputada federal Benedita da Silva foi a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

O feito aconteceu em uma cerimônia oficial, no dia 26/08 no auditório Gustavo Dutra, campus Seropédica.

“É uma emoção sem limite. Eu tenho vários diplomas e certificados da ‘faculdade da vida’, né? Mas é muito gratificante ter este reconhecimento agora”, disse Benedita, em entrevista exclusiva à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ). “A gente se encontrou. Tá vendo? Eu, que nunca tinha recebido um título de Doutora Honoris Causa, e a Rural, que nunca tinha concedido a uma mulher negra.”

Ao proferir seu discurso, Benedita se emocionou e emocionou a todas e todos, acrescentando algumas doses de humor a suas palavras. “Por conta da emoção, a assinatura no diploma ficou um pouquinho diferente, mas sou eu mesma”, brincou a deputada, que, ao agradecer aos presentes, fez um agrado especial ao marido Antonio Pitanga – “O homem mais bonito do Brasil”, disse ela.

A agora Doutora Honoris Causa da UFRRJ destacou o “o potencial criativo” de uma comunidade acadêmica “engajada, diversa e inclusiva”.

“É muito gratificante ver que o rosto desta universidade passou a ter a nossa cara; a sua cara passou a ter a nossa raça; a sua cor e a sua etnia passaram a ter o nosso gênero; a sua identidade e seu nome social passaram a ter as nossas origens – o lugar de onde você veio, o lugar de onde eu vim. Ao chegar aqui na Rural, vi pessoas como eu: uma preta favelada, mulher, que eu não via nos bancos escolares quando eu teimei em seguir estudando, sabendo que, de onde eu saí, o trabalho vinha primeiro”, disse Benedita, num dos trechos de seu discurso.