sábado, 24 de agosto de 2024

A frase "eu vim pra confundir e não para explicar" é de Tom Zé e não de Chacrinha.

 Imagem: Reprodução


O cantor e compositor baiano Tom Zé foi às redes sociais nesta quinta-feira (22), para tentar restaurar um mal-entendido que se prolonga ao longo de décadas. A frase “eu vim pra confundir, não pra explicar”, desde sempre atribuída ao apresentador Chacrinha, está, na verdade, na canção “”, de sua autoria com Elton Medeiros, e foi gravada no lendário álbum “Estudando o Samba”, de 1976.

Tom Zé resolveu se manifestar após comentário da jornalista Flávia Oliveira no programa “Em Pauta”, da Globo News.

“Ontem. à noite, no programa Globo News em Pauta, a respeitada e querida jornalista Flávia Oliveira, destrinchando um desses imbróglios nos quais nós, brasileiros, infelizmente andamos pródigos, citou Chacrinha. Ligou a ele a frase ‘eu vim pra confundir, não pra explicar’”, escreveu o compositor.

“Há décadas circula esse dito”, prosseguiu ele, “extraído da canção ‘Tô’, minha e de Élton Medeiros. Está no meu disco de 1976 ‘Estudando o Samba’. A autoria da frase é atribuída a Chacrinha, então infinitamente popular. O bordão é repetido até hoje. O disco só se tornou popular em 1990, classificado pelo New York Times como um dos grandes em décadas”.

Matéria do jornalista Nei Duclós esclarecendo a autoria
Fonte: Revista Fórum