quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Blog varginhense defende a Copasa para Cambuquira


O blog varginhense que volta e meia se arvora em defensor de Cambuquira (se defende Cambuquira porque mora em Varginha?) publicou comentários sobre a água de Cambuquira, se revelando um ardoroso defensor da Copasa. Abaixo publicamos seus comentários com nossas considerações.

1)O tratamento a ser feito pela COPASA é bem mais favorável à cidade do que o serviço a ser executado pelo SAAE a ser criado pela prefeitura com recursos do PAC. A primeira que é uma estatal do Governo de Minas, além do investimento maior que os recursos a serem liberados pela FUNASA, vai trata também o esgoto da cidade que hoje é lançado no córrego que atravessa parte do centro, Bairro dos Bambus e Bairro S. João, provocando mau cheiro, ratos e outros males àquela região. Por outro lado, também existe o lado da capacidade técnica que a COPASA é modelo para todo Brasil, outro ganho com relação ao SAAE que ficaria a cargo da prefeitura que não tem servidores especializados e ainda teria que garantir mais esse custo na folha de pagamento, folha essa já bem alta para o que se arrecada atualmente na cidade.

O blogueiro parece estar bastante mal informado, o projeto da Copasa garante o tratamento do esgoto, se pelo menos 75% dos munícipes aderirem. Portanto, não há certeza do tratamento do esgoto. Quanto ao SAAE, independe da quantidade de adesão.
Outro ponto: o SAAE é uma autarquia municipal, portanto com recursos próprios, folha de pagamento própria. Não haverá ônus para a Prefeitura.
A Copasa pode até ser uma empresa modelo. Mas como empresa visa lucros, portanto sua tarifa é bem mais alta, além disso, a arrecadação vai para Belo Horizonte onde é distribuída. O SAAE vai arrecadar em Cambuquira e aplicar toda a arrecadação em Cambuquira.


2)Outra questão que se comenta é que o projeto da COPASA é que está no projeto a troca total dos encanamentos do município indistintamente, seja nos bairros como Marimbeiro, Fonte do Marimbeiro, Regina Coeli, Lavra e demais localidades. Já os recursos a serem transferidos pela FUNASA, cerca de 10 milhões, são considerados como insuficientes para cumprir mais esse segmento. Por outro lado, se a água tratada for despejada nos canos deteriorados, com certeza chegará contaminada às casas, perdendo-se todo o trabalho da estação de tratamento.

O Projeto do SAAE também atenderá todos os bairros, e quanto ao encanamento, será trocado onde for necessário e não me consta ser o blogueiro varginhense um engenheiro químico para afirmar com tanta convicção que a água chegará “contaminada” às residências.

3)A COPASA tem investimentos na cidade, Ela hoje é a dona da exploração das águas minerais e poderá, conforme previsão, começar a engarrafar a ÁGUA MINERAL DE CAMBUQUIRA, exportando-a para todas as partes do país, gerando renda com empregos e receitas para o município, recuperando assim o status de maior contribuinte que o setor já fora nos tempos da SUPERÁGUAS, fator que terá resultado imediato no VAF- Valor Adicionado Fiscal, que repassa 25% do que se é arrecadado em ICMS para cidades mineiras.

O SAAE também gerará empregos. Com uma vantagem de que pelo menos 90% dos empregos será de cambuquirenses.

4)Cambuquira não pode mais esperar por esse tratamento, fator essencial para sua recuperação econômica e turística, devolvendo a sua imagem de bela e boa Estância Hidromineral. As frequentes notícias (ou más notícias) sobre as águas das torneiras tem sido fator negativo para economia da cidade que nos últimos anos tem assistido o fechamento de hoteis, queda na geração de empregos e fechamento de estabelecimentos comerciais. Atrás disso, por anos vem acontecendo um "êxodo" da população que, sem chances de melhor vida, procuram outras cidades da região ou partem para as metrópoles como S.Paulo e Belo Horizonte, preferencialmente.

Neste ponto concordamos com o blog varginhense, não podemos mais esperar. Nenhuma administração passada buscou recursos e esta já está com os recursos empenhados e prontos para licitar a obra.

5)A política tem que ser usada pelo bem do povo e a cidade não pode se tornar a bola da vez. Portanto, esperamos que nossos representantes parlamentares e o executivo tenham a consciência que esperamos deles e que a cidade se sobreponha aos interesses partidários, se este for o caso. Caso contrário, essa "briga" aparentemente executada pelo bem do povo pode se tornar em mais um desastre. Pois, aquela primeira reportagem exibida pela televisão e que foi vista no mundo inteiro por cambuquirenses e antigos turistas, não pode mais acontecer. Foi ela a gota suja que serviu como o "tiro de misericórdia" no turismo local já comprometido com a mudança de hábitos dos veranistas que tomaram o rumo do nordeste do país.

Realmente, a política tem que ser usada pelo bem do povo. E se o blogueiro varginhense acompanhasse a vida de Cambuquira, veria que o povo abomina a Copasa e como política tem que ser usada para o bem do povo, o Prefeito Kaka está fazendo o que povo exige: tratar a água através do SAAE.
Se SAAE é tão ruim, os cerca de 2.000 municípios brasileiros que o utilizam estariam em situação complicada. Juiz de Fora, Boa Esperança, São Lourenço, Campinas em São Paulo, Governador Valadares, Uberlândia, Uberaba, Passos, Oliveira, Poços de Caldas, Porto Alegre (RS) para citar alguns, utilizam o SAAE e estão plenamente satisfeitos.


Qual será o real interesse em tanta defesa da estatal?