quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dilma recebe Medalha da Inconfidência Mineira em Ouro Preto

Foto: Omar Freire/Governo de MG/Divulgação

A presidenta Dilma Rousseff foi homenageada na manhã desta quinta-feira, em Ouro Preto (MG), com o Grande Colar da Medalha da Inconfidência Mineira, durante as comemorações do Dia de Tiradentes. A mais alta condecoração do Estado foi entregue pelo governador de Minas.

Na solenidade, o governador assinou ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto, cumprindo a tradição do dia 21 de abril. Também foram realizadas homenagens a Tiradentes, mártir da Inconfidência, e a duas mulheres que viveram na Vila Rica de 1789 e testemunharam a Conjuração Mineira: Maria Dorotéia Joaquina de Seixas (Marília de Dirceu) e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira.

A Medalha da Inconfidência também foi outorgada a 238 personalidades e instituições que se destacaram por sua contribuição ao Estado e ao País. Dentre os agraciados deste ano estão os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Cultura, Ana de Holanda; da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; do Planejamento, Miriam Belchior; e da Justiça, Jose Eduardo Cardozo; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; e os governadores do Espírito Santo, José Renato Casagrande; e do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

A Medalha foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek, e é entregue sempre no dia 21 de abril, com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência, além do Grande Colar, concedido a chefes de Estado.