sábado, 9 de abril de 2011

Dica de saúde


O AVC, popularmente chamado de derrame, é uma disfunção que ocorre em determinada área do cérebro: é quanto as artérias interrompem o fornecimento de sangue ao cérebro ou uma delas se rompe. Só no Brasil, os AVCs, matam em torno de 200 mil pessoas por ano. Agora, pesquisadores britânicos e italianos, sugerem que comer três bananas por dia pode ser suficiente para diminuir o risco de um derrame.

Uma banana no café da manhã, uma no almoço e outra à noite iria fornecer potássio suficiente para reduzir as chances de sofrer um AVC em cerca de 21 por cento. Nesta pesquisa, publicada no Journal of American College of Cardiology, os cientistas analisaram dados de onze estudos diferentes – alguns feitos em meados dos anos sessenta - e reuniram os resultados para obter um resultado global.

Eles concluíram que uma ingestão diária de potássio de cerca de 1.600 miligramas, menos da metade da quantidade diária recomendada para um adulto, que é de 3.500 mg, foi suficiente para diminuir o risco de derrame em mais de um quinto. Uma banana média contém cerca de 500 miligramas de potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e controla o equilíbrio de fluidos no organismo. A falta de potássio pode levar a um batimento cardíaco irregular, irritabilidade, náuseas e diarréia.

Comer verduras e outros alimentos ricos em potássio, como espinafre, também pode ajudar na prevenção de acidentes vasculares cerebrais. Os pesquisadores da Universidade de Warwick e da Universidade de Nápoles, disseram que a ingestão de potássio na maioria dos países está bem abaixo da quantidade diária recomendada. Mas se as pessoas consumirem mais alimentos ricos em potássio e também reduzir a ingestão de sal, o número de mortes anuais globais de acidentes vasculares cerebrais poderiam ser reduzidos em mais de um milhão por ano.

Fonte: Daily Mail