terça-feira, 19 de abril de 2011

Dica de saúde


A alface!


A alface é uma das verduras mais populares na mesa dos brasileiros, mas poucos sabem de seus benefícios.

Ela é perfeita para emagrecer, mas ao mesmo tempo fica deliciosa na salada, de modo que incorporá-la na dieta é quase uma obrigação.
É rica em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e uma grande variedade de vitaminas como, A, E, C, B1, B2 e B3. Também possui cálcio, magnésio, potássio e sódio.
A alface caracteriza-se por ser especialmente útil numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade. A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.

A alface também tem um poder calmante, alivia as tensões e é indicada para quem sofre de insônia, pois também age como sedativo. Além de ser um excelente cicatrizante e desintoxicante, as singelas folhinhas verdes também são importantíssimas para quem sofre de intestino preguiçoso, pois contém considerável quantidade de fibras. Também é indicada no tratamento de vertigens, perturbações gerais do sistema nervoso, hipocondria, falta de tranquilidade e contusões.
Outros benefícios da alface:

Como é um vegetal que se come cru, não sofre o processo de cozimento que lhe tiraria propriedades.
Contém uma boa quantidade de ferro, o que ajuda a combater a anemia.
Recomenda-se consumi-la também quando se sofre de estados gripe os resfriados, já que fortalece as vias respiratórias.
Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.
Tem antioxidantes o que contribui a diminuir o envelhecimento celular, melhora os níveis de colesterol e ajuda à circulação.
É ideal para as pessoas diabéticas já que regula os níveis de açúcar no sangue.
Além de ter propriedades digestivas, combate problemas de flatulências, já que atua como um agente antinflamatório muito efetivo em casos de inflamação abdominal.
É de grande ajuda em casos de retenção de líquidos e cálculos renais.

Na estética, máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço e a irritação da área dos olhos e servem como calmante e purificante da pele. Para purificar e acalmar a pele, basta picar a alface, adicionar algumas gotas de azeite de oliva , duas colheres de sopa de iogurte. Usar como máscara facial, que deve ser espalhada sobre uma gaze (não espalhada diretamente sobre o rosto), e então colocar no rosto por um período de 30 minutos.
Para irritação nos olhos, basta amassar as folhas de alface até virar uma papa, e usar como compressa. O chá das folhas da alface fervidas funcionam tanto como calmante quanto regulador do intestino.

A alface é econômica e fácil de combinar para fazer pratos com poucas calorias. De modo que pode incorporá-la a sua dieta para a hora do jantar, quando devemos consumir menos calorias. O chá das folhas da alface fervidas funcionam como calmante como regulador do intestino.

Grande parte do valor nutritivo das hortaliças pode se perder se o preparo for incorreto. Além disso, é fundamental uma boa higiene dos alimentos, principalmente se forem consumidos crus. Por isso, siga as dicas:
Lave bem as hortaliças inteiras em água corrente com uma escovinha. As verduras folhosas devem ser lavadas uma a uma.

Deixe as hortaliças de molho por 30 minutos em água com solução para higiene de vegetais (encontrada em supermercados). Recomenda-se uma colher (de sopa) desta solução para um litro de água. Na falta da solução higiênica, pode-se também usar vinagre, mas a eficiência é menor.

Depois é só secar bem as folhas e os legumes e guardar na parte inferior da geladeira em sacos ou potes plásticos fechados. A validade depende de cada vegetal, mas em geral, pode-se guardar folhas por até uma semana.