domingo, 3 de abril de 2011

Dica de saúde


A pressão alta é um mal que atinge a maioria das pessoas. Muitas nem sabem que estão acima dos padrões e quando vão ao médico levam um susto. O uso de medicamentos para baixar a pressão sempre trás efeitos colaterais e por isso é melhor mudar a alimentação e aumentar as caminhadas.

Falando em alimentação a pimenta é indicada para ajudar a baixar a pressão, o problema é aprender a gostar desse ingrediente. A pimenta possui capsaicina, substância que garante o sabor ardido, que estimula a liberação de óxido nítrico pelo endotélico, a camada interna dos vasos sanguíneos. O óxido liberado relaxa as paredes das artérias e facilita o fluxo do sangue.

Um estudo feito na China avaliou essa propriedade das pimentas no combate a pressão alta, só não foi quantificado quanto teremos que consumir para ter uma redução significativa. Tomara que não seja muito, pois comer pimenta não é para qualquer um. Para completar o estudo os médicos dos estados nordestinos poderiam fazer um estudo para ver se lá as pessoas têm menos pressão alta do que os moradores em outros estados, pois sempre ouvimos falar que são grande consumidores de pimenta.

Alguns alimentos aumentam a pressão e outros baixam. Os que aumentam a pressão são: carnes defumadas, picles, azeitonas, molhos industrializados. Os que baixam a pressão são: folhas verde-escuras, banana, alho, chocolate amargo.

Fonte: Viver com saúde