quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Itamonte tem 4 mil isolados


Dez cidades do Sul de Minas permanecem em estado de emergência por conta das chuvas. Em Itamonte, quatro mil pessoas estão isoladas e o prejuízo de produtores de trutas pode chegar a R$ 4 milhões. Outros municípios que não aparecem na listagem da Defesa Civil do Estado, no entanto, também vivem situação crítica, como Ipuiúna e Três Corações, onde ao menos 870 pessoas deixaram as residências.
Em Ipuiúna, o nível do rio Pardo voltou a subir nesta terça-feira (18) à tarde e 50 casas ficaram alagadas. O muro de um estádio de futebol precisou ser derrubado para dar vazão a água. Moradores relataram ainda que o acesso por Pouso Alegre está comprometido, já que há o desmoronamento de barrancos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foi deslocada para a cidade.
O nível do rio baixou nesta tarde em Três Corações, mas há 877 pessoas entre desalojados e desabrigados. Quatro casas foram destruídas e outras 14 estão danificadas. Três pontes da cidade também estão comprometidas.
Entre as cidades em estado de emergência, a que passa por situação mais complicada no momento é Itamonte, na Serra da Mantiqueira. São 500 desalojados e em alguns pontos o acesso é feito somente por helicóptero. Na zona rural, são 4 mil pessoas isoladas. De acordo com o Censo 2010, o município tem 14 mil habitantes.
Segundo a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, o prejuízos para os truticultores (produtores em cativeiro de trutas) pode chegar a R$ 4 milhões.

A cidade fica em um terreno completamente montanhoso, no meio da Serra, como é possível ver na imagem de satélite do Google.

Fonte: EPTV Sul de Minas