quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Oscar Niemeyer faz hoje 103 anos


O arquiteto brasileiro completa hoje 103 anos. Para comemorar a data, Oscar Niemeyer vai ser alvo de muitas homenagens. Um dia especial que começa com a inauguração da fundação com o nome do arquiteto, em Niterói.

Depois, o aniversariante vai ao lançamento da 8.ª edição da sua revista de arquitetura, “Nosso Caminho”, e apresenta um samba escrito por ele. Um dia em cheio para um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna internacional, autor da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, ou do Palácio do Planalto, em Brasília, entre tantos projetos.

A luta política é uma das questões que sempre marcaram a vida e obra de Oscar Niemeyer. Em 1945, já um arquiteto conhecido, conheceu Luís Carlos Prestes e filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Niemeyer emprestou a Prestes a casa que usava como escritório, para que este montasse o comitê do partido. Sempre foi um forte defensor de sua posição como stalinista.

Durante alguns anos da ditadura militar do Brasil autoexilou-se na França. Um ministro da Aeronáutica da época diria que "lugar de arquiteto comunista é em Moscou". Visitou a União Soviética, teve encontros com diversos líderes socialistas e foi amigo pessoal de alguns deles. Em 2007 presenteou Fidel Castro com uma escultura de caráter antiamericano: uma figura mostruosa ameaçando um homem que se defende empunhando uma bandeira de Cuba. Em seu discurso de 2007, onde Fidel fala em aposentadoria, faz referência ao amigo Niemeyer: "Penso, como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser consequente até o final". Esta frase foi repetida em sua carta de renúncia de 18 de fevereiro de 2008.