quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cambuquira assina protocolo para trazer SAMU


A Prefeitura de Cambuquira, através do Vice-prefeito Jonas Louzada com a finalidade de tornar ainda mais eficiente o socorro de urgência à população, assinou na sexta feira, 10 de dezembro, o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de funcionamento do SAMU juntamente com prefeitos e assessores das cidades integrantes do consórcio.
Na reunião do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-MG), participaram representantes das cidades de Varginha, São Lourenço, Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas. Estas cidades serão regionais do serviço Cada uma das cidades do consórcio ficará responsável por uma microrregião.

Com o SAMU se reduz o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- 192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Como por exemplo casos de problemas cardio-respiratórios; casos de Intoxicação exógena;casos de queimaduras graves;ocorrência de maus tratos;em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;em casos de tentativas de suicídio;em crises hipertensivas;quando houver acidentes/trauma com vítimas;na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;em casos de afogamentos;em casos de choque elétrico, e em acidentes com produtos perigosos.