quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SP recebe festival de músicos de metrô


Aristas de rua poderão se apresentar em estações durante o mês de novembro

Os músicos de rua poderão se apresentar no metrô de São Paulo. Impedidos de tocar nas estações e vagões pela Companhia do Metropolitano, que afirma ser "favorável à música, mas contrário à mendicância", os artistas vão participar do 1º Festival Internacional de Músicos de Metrô. Entre 8 e 12 de novembro, 20 atrações vão se revezar em dez estações das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô. Os shows acontecerão das 11h às 13h e das 17h às 19h. No último dia do festival, às 17h, um grande show reunirá todas as atrações na Estação Sé.

Por meio de nota, a companhia informa que as estações ainda não foram definidas. "Provavelmente serão as estações mais movimentadas", afirma Marcelo Beraldo, idealizador do evento. As atrações também não foram escolhidas. Porém, virão para a cidade buskers - expressão em inglês que se refere aos músicos de rua na Europa e nos Estados Unidos, onde a atividade é permitida - de nove países.

"Viajei para Nova York, em 2006, e vi que a atividade era comum. No ano passado visitei alguns países para entender melhor sobre o tema e gravar uns vídeos para vender a ideia do projeto", explica Beraldo.

Músicos brasileiros estão convidados a participar. O critério: solistas ou, no máximo, trios, com músicos amadores ou profissionais maiores de 18 anos. A exceção: bateristas e percussionistas não poderão participar. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo site: www.barong.com.br. Um vídeo deverá ser enviado aos organizadores do evento, que avaliarão material e candidatos. Os escolhidos serão divulgados no dia 21 de setembro.