quinta-feira, 12 de agosto de 2010

II Circuito Tela Verde no Benedita Cineclube


Nos mês de agosto, o Benedita Cineclube recebe os curtas do II Circuito Tela Verde.
As sessões acontecerão nas quintas-feiras: 12, 19 e 26/8 às 20h30, inaugurando o novo horário fixo do Benedita Cineclube. Segue abaixo a programação de hoje:


A Árvore da Vida – 10’41’’ – A carnaúba alimenta, veste e abriga o povo Tapeba há séculos. Hoje os grandes carnaubais estão na mão de posseiros. A Terra demarcada pela FUNAI ainda não foi homologada. É neste cenário conflituoso que o índio José Augusto parte todos os dias para tirar dos carnaubais o seu sustento.

BR nas Aldeias – 15’42’’ – A BR 22 corta a terra do povo Tapeba ao meio, trazendo risco de vida à comunidade e dificul- tando acesso às fontes de água. Sua ampliação é vista pelos não-índios como peça fundamental para o desenvolvimento do Estado do Ceará. Os Tapebas não são contra o desenvolvimento, mas acreditam que o mesmo deve respeitar o meio ambiente, a vida e cultura indígena.

Detetives do Rio – 7’04’’ – O que é meio ambiente? Qual a importância da água? Qual a história do rio Paraguai? O que as pessoas sabem sobre ele? O que eu sei sobre ele? Estes foram alguns dos questionamentos que guiaram as Oficinas de Educação Ambiental realizadas com um grupo de crianças brasileiras e bolivianas, alunas da Escola de Arte Moinho Cultural Sul-americano, no município de Corum- bá – Mato Grosso do Sul, lugar onde a água, representada pelo rio, é elemento bastante pre- sente na construção e organização do espaço geográfico regional. Este vídeo nos leva a uma breve viagem a esta realidade experienciada. Um breve relato, por meio de vídeos, fotos, desenhos e depoimentos, das percepções e interpretações que envolvem uma paisagem.

Jovens Lideranças Ambientais – 6’24’’ – Em um projeto aprovado pela ONU, jovens tentam mudar o meio ambiente em que vivem a partir de ações comunitárias e envolventes e se tornam lideranças na comunidade onde moram.

Não Mangue de Mim – 19’13’’ – Não mangue de mim narra a história da intricada relação de homens e orixás com o manguezal, berçário da vida marinha e substrato de cosmologias afro-brasileiras. Da lama do man- gue. Nanã molda diversas formas de vida; das águas do rio brota a bela Oxum e no encontro com o mar, reina majestosa Yemanjá. Em terra firme, moradores das regiões ribeirinhas celebram São Benedito com o Samba de roda e festejam um novo casal com o embarreiro, ritual coletivo de erguimento de casas de taipa, regado a muita feijoada, cachaça e can- toria. Mas as terras férteis e abundantes dos manguezais de Caravelas estão sendo visitadas por inescrupulosos que aí pretendem erguer uma grande indústria. Os moradores, ajudados pelo caipora e outros en- tes invisíveis, resolvem se erguer e dizer não. Não Mangue de Mim revela a um só tempo toda a força e delicadeza dos laços que unem as pes- soas entre si, em defesa de seu modo de vida, e o poder ou axé que essas lutas ganham quando abençoadas pelos seus orixás. Este filme é mais uma produção de vídeo independente ligado ao Cine Clube Caravelas, no extremo sul baiano.

Visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – 12’28’’ – O parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha. do Cerrado de altitude. São diversas for- mações vegetais; centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos ga- rimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial da Natural em 2001, pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Cha- pada, numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes, como fizeram os alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília.