quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hoje tem II Circuito Tela Verde no Benedita Cineclube


Nos mês de agosto, o Benedita Cineclube recebe os curtas do II Circuito Tela Verde.
As sessões acontecerão nas quintas-feiras: 12, 19 e 26/8 às 20h30, inaugurando o novo horário fixo do Benedita Cineclube. Segue abaixo a programação de hoje:


Da Margem ao Centro: o outro lado do desenvolvimento – 34’ – No foco do filme está a contraditória realidade das Baías de Sepetiba e da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O “progresso” tem colocado em risco cenários onde a natureza cultivou a beleza e o vigor das mais diversas formas de vida. A expan- são de grandes projetos privados tem colocado em risco di- reitos essenciais das populações. “Da margem ao centro – o outro lado do desenvolvimento” mostra de forma sensível a sabedoria e a simpatia de pessoas que resistem à poluição atmosférica, à contaminação das águas, ao extermínio da mata atlântica, dos manguezais e da fauna marinha. O filme denuncia, emociona e encanta ao provar que existe outro modelo de desenvolvimento possível.

Elos da Água – 9’ – O vídeo “Elos da Água” foi criado com o objetivo de sensibilizar autoridades, estudantes e público em geral, para o problema da diminuição da quantidade de água de nascentes, córregos e rios, provocada pela falta de planejamento no uso e ocupação do solo. O processo de recarga dos mananciais é apresentado de forma bastante didática, intercalando-se ilustrações com entrevistas de especialistas e depoimentos da comunidade. Os municípios filmados são das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí- PCJ, mas trata-se de um problema que se estende por diversas regiões do Brasil e do mundo.

A Riqueza Cultural desde as Montanhas até o Sertão Mineiro 8’ – O Rio das Velhas carrega em si a história do Brasil Colônia, das explorações de ouro e pedras preciosas, da escravidão e da religiosidade. A bacia foi cenário inspirador de obras literárias como as de Guimarães Rosa. A Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas foi palco de riqueza cultural muito grande, presente da nascente à foz da bacia.

Histórias e “Causos” da Beira do Rio – 7’ – Durante quase trezentos anos, o Rio das Velhas foi a principal estrada de minas Gerais. A transmissão das lendas e das culturas antigas se re- alizavam às margens dos rios. Sua transmissão permanece até hoje por meio da história oral, passada de geração a geração.

O Patrimônio Natural e a Degradação do Rio – 8’ - Na expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas, o Projeto Manuelzão assumiu o papel correspondente a uma agência de de- senvolvimento regional com eixo na gestão ambiental das águas e no desenvolvimento sustentável. Os caiaqueiros, seguindo a sua rota fluvial, executaram uma delicada costura entre os pólos municipais e as sub-bacias hidrográficas onde atua o Projeto Manuelzão. Foi verificado que a capital mineira, juntamente com sua região metropolitana, é a maior responsável pela poluição da Bacia do Rio das Velhas, principalmente por meio dos ribei- rões Arrudas e da Onça. Apesar do cenário negativo, a coordenação do Projeto acredita que é possível mudar.

Copos – 2’ 36’’ – O vídeo mostra um diálogo entre um copo descartável e um copo plástico, onde são contados os benefícios e malefícios de cada personagem dando ênfase ao desperdício do copo descartável.

Máquinas
– 2’20’’ – O filme trata do caos do trânsito das grandes cidades. É um apelo à sociedade, mostrando a supremacia das máquinas, no caso, dos automóveis, em todos os lugares, ocupando o espaço das próprias pessoas.