domingo, 30 de maio de 2010

Junho é tempo de "Quentão"


Quentão é uma palavra de origem caipira, como o folclorista Amadeo Amaral em”O Dialeto Caipira”refere como uma das mais tradicionais bebidas servidas durante as quermesses e festas juninas no Brasil. É relacionada às noites frias das festas, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Consiste originalmente em uma mistura aquecida de aguardente, gengibre,açúcar e especiarias.

Outra bebida popular, tipica também caipira e quase uma variação do quentão é o vinho quente. Este amplamente consumido nas festas do sul do Brasil.

Curiosidades:
Entre 1532 e 1548, os primeiros colonizadores descobriram o vinho da cana-de-açúcar. No séc.XVI, a cachaça já era moeda corrente para compra de escravos na África. Incomodada com a queda do comércio da Bagaceira e do vinho portugueses na colônia e alegando que a bebida brasileira prejudica a retirada do ouro das minas, a Corte proíbe várias vezes a produção, comercialização e até o consumo da Cachaça. Sem resultados, a Metrópole portuguesa resolve taxar o destilado. Em 1756 a Aguardente de Cana de Açúcar foi um dos gêneros que mais contribuíram com impostos voltados para a reconstrução de Lisboa, abatida por um grande terremoto em 1755.
Para a Cachaça são criados vários impostos conhecidos como subsídios, como o “literário”, para manter as faculdades da Côrte. Como símbolo dos Ideais de Liberdade, a Cachaça percorre as bocas dos Inconfidentes e da população que apoia a Conjuração Mineira. A Aguardente da Terra se transforma no símbolo de resistência à dominação portuguesa (daí a nossa cachaça se chamar “10 vidas”, em homenagem à Tiradentes).

Com o passar dos tempos melhoram as técnicas de produção. A Cachaça é apreciada por todos. É consumida em banquetes palacianos e misturada ao gengibre e outros ingredientes, nas festas religiosas portuguesas – o famoso Quentão.

Uma receita de "Quentão"

Ingredientes

• 1 pedaço de gengibre pequeno
• suco de 2 limões
• 1 litro de pinga
• 2 colheres (sopa) de mel
• 4 cravos
• canela em pau a gosto
• 1½ xícara (chá) de açúcar
Preparo

Raspe e pique o gengibre em pedaços pequenos, coloque numa panela grande, junte 2 litros de água, o açúcar, a canela, os cravos, o mel e o suco de limão. Deixe ferver por 15 minutos em fogo alto. Retire e coe a mistura. Volte a calda parara a panela junto com a canela e despeje a pinga. Deixe ferver por mais 5 minutos. Sirva em seguida, mantendo o quentão sempre em local aquecido e em recipiente tampado. Se preferir um quentão mais fraco, reduza a quantidade de pinga.