segunda-feira, 31 de maio de 2010

ISRAEL: O terror do Estado


Na foto manifestantes turcos queimam a bandeira do estado terrorista de Israel

Israel atacou nesta segunda-feira um navio da Frota Gaza Livre, que tentava transportar cerca de 10 toneladas de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. O ataque matou 19 pessoas e feriu outras 30.

O navio atacado foi o HHI, de bandeira da Turquia, assegurou a organização humanitária, foi abordado por membros da Marinha de Israel.Entre os passageiros da embarcação de Gaza Livre se encontram parlamentares europeus e ganhadores do Prêmio Nobel da Paz.
A imprensa turca mostrou imagens tiradas no interior do barco turco Mavi Marmara, nas quais se viam soldados israelenses abrindo fogo.
Os barcos da Frota Gaza Livre, que busca ajudar o povo palestino que vive sob o férreo bloqueio israelense, com o envio de alimentos, móveis, assistência médica e materiais de construção, estruturas como hospitais e escolas foram destruídos ou deixadas em muito mau estado pelos ataque realizado pelas forças israelenses.
A frota é composta por seis navios, três deles turcos, e transporta, entre outras coisas, materiais de construção, equipamentos médicos de necessidades básicas, com o fim de romper o bloqueio que sofre a Faixa de Gaza por parte de Israel.

Brasileira estava em um dos navios

Iara Lee é uma brasileira com ascendência coreana. Ativista e cineasta, ela é fundadora da Caipirinha Foundation, que apoia projetos a favor da paz e da justiça pelo mundo.

Enquanto morava no Líbano em 2006, Iara presenciou o bombardeio de 34 dias ao país pelas tropas israelenses. Isso a instigou a militar pela paz no Oriente Médio.

Em 2008, Iara viveu no Irã. Atualmente, ela trabalha no apoio a civis da Faixa de Gaza

Iara Lee está em boas condições de saúde, segundo a Embaixada de Israel no Brasil, e teria recusado a opção de deixar o país voluntariamente.

Neste momento, ela está detida pelas autoridades israelenses, aguardando ser deportada.

A comunidade internacional espera uma ação enérgica do Conselho de Segurança da ONU contra o governo terrorista de Israel.