Imagem: Reprodução/Facebook
Rita Zambelli foi usada como álibi pela filha, Carla Zambelli, para justificar áudio em que ela pede o endereço de Alexandre de Moraes a Walter Delgatti. Nas redes, mãe da deputada destila ódio contra ministro e adula clã Bolsonaro.
Álibi da filha, Carla Zambelli (PL-SP), para tentar explicar uma conversa com Walter Delgatti Neto em que pede ao hacker de Araraquara para descobrir o endereço de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Rita Zambelli tem histórico de ataques sórdidos contra o ministro nas redes sociais.
Ao justificar o pedido ao hacker, a deputada bolsonarista afirmou que foi lembrada pela mãe do episódio. Segundo Carla Zambelli, Rita pretendia enviar uma carta a Moraes para "sensibilizar" o ministro a respeito das decisões judiciais em relação à filha, como o bloqueio das redes sociais dela.
"Minha mãe tinha escrito uma carta para o Alexandre de Moraes e queria entregar essa carta. Eu disse para não mandarmos para o STF para evitar pegar mal, e ela disse que o certo era enviar para a casa dele", justificou a deputada ao blog de Andreia Sadi, no G1.
No entanto, uma rápida análise das redes sociais mostra que Rita Zambelli tem um longo histórico de ataques baixos ao ministro, chamado por ela de "merda", "cabeça de pica", "vendido idiota", "cabeça de ovo, "Kojac 1313".
"Ooop seu merda! Coagir? Simmmm se for de esquerda não trabalha comigo. Com certeza tem algo errado com a pessoa. Assim como você seu merda.. cabeça de pica .. Um banana nas mãos da esquerda. Seu vendido idiota", escreveu Rita em publicação no Facebook no dia 13 de outubro de 2022, em maio às eleições presidenciais.
No entanto, há publicações de anos atrás, como uma de 4 de setembro de 2021 - dias antes de Bolsonaro chamar o ministro de "canalha" em ato do 7 de Setembro na avenida Paulista.
"Alexandre Moraes, não, hoje não vou te chamar de xandao, cabeça de ovo, kojac 1313.. vou chamá-lo Ale, como chamo carinhosamente meu sobrinho Alexandre. Ale, o que você teme que o povo saiba? Muito fácil se esconder dentro da toga e atrás da pf! Íntima um, prende 10 e cadê você ? Seja um togado autêntico Ale. Vem pra rua. Se mistura com a gente, fale com o povo, conta pra gente o que te apavora. O que te deve o Pacheco? O que você deve pro Lula ou Zé Dirceu? Vem pra Paulista Ale! Você não se acha um deus? Não se engane Ale, não vamos dobrar os joelhos pra você. Você sim deve dobrar os joelhos para nos, povo brasileiro patriota. Não vamos guilhotinar", escreveu.
A mãe de Carla Zambelli também coleciona fake news - algumas delas com alerta do próprio Facebook - na rede e os habituais ataques a Lula e ao PT, além de fotos com o clã Bolsonaro..
Veja algumas das publicações acessando a matéria completa da Revista Fórum