Imagem: Reprodução
O filme "Amazonas, O Maior Rio do Mundo", de 1918, foi encontrado na República Tcheca, após 100 anos de seu desaparecimento. Dirigida por Silvino Santos, a produção é considerada o primeiro filme rodado na Amazônia.
Segundo informações do The Guardian, após a produção do filme, o arquivo foi roubado, e nunca mais foi encontrado. Uma cópia foi redescoberta no início deste ano pelo Národní Filmový Archiv, uma cinemateca localizada em Praga, na República Tcheca. Especialistas brasileiros e italianos analisaram o registro e concluíram que se tratava do documentário desaparecido.
O filme traz imagens do Rio Amazonas, das cidades de Belém e Manaus, e do povo Huitoto. Já naquela época, a exuberante riqueza natural e os recursos da área que abrange quase sete milhões de quilômetros quadrados, se destacavam.
Após a descoberta, o filme acabou de ser exibido no Festival de Cinema Mudo de Pordenone, na Itália, com sessão no último dia 10.
"Após uma visita a esse arquivo, os curadores me enviaram o link para assistir a um filme que havia sido catalogado como 'Maravilhas da Amazônia', uma produção americana de 1925. Assim que comecei a assistir, percebi que o filme remontava a anos anteriores e não poderia ser uma produção americana. Após alguma pesquisa, tive a forte sensação de que se tratava da obra lendária de Silvino Santos", explicou Jay Weissberg, diretor do festival. (via Estadão)
De acordo com o jornal Estadão, o filme será exibido no Ji.hlava International Documentary Film Festival, na República Tcheca, que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro - além de também poder passar pelo Brasil
Fonte: Mídia Ninja