terça-feira, 31 de outubro de 2023

MST doa alimentos para vítimas da crise humanitária na Faixa de Gaza

 Imagem: Reprodução/@yurigringo

As primeiras doações foram enviadas nesta segunda-feira (30), pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com cerca de 2 toneladas de arroz, farinha de milho e leite


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) doou cerca de duas toneladas de alimentos para as vítimas da crise humanitária na Faixa de Gaza. O carregamento com arroz, farinha de milho e leite em pó será levado por avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em voo marcado para esta segunda-feira (30).


A ação visa atender parcela das cerca de 2,2 milhões de pessoas que vivem na Faixa de Gaza, que sofrem uma grave crise humanitária causada pelos bombardeiros de Israel e pelo cerco imposto ao enclave palestino, em meio à escassez de água, gás de cozinha e alimentos.

Após a primeira remessa de alimentos produzidos pelas famílias do Movimento Sem Terra em todo o Brasil, o Movimento pretende enviar 100 toneladas de alimentos para a Palestina, em ação viabilizada pelo apoio do Ministério das Relações Exteriores, a partir do governo federal, em novas contribuições para os esforços internacionais de assistência humanitária.


“As pessoas que não estão morrendo dos bombardeios, estão sob profundo risco de morrer de fome, de falta de água potável, de falta de alimentação,”  disse a dirigente do MST, Cassia Bechara, ressaltando a importância da solidariedade ao povo palestino.


Fonte: MST Nacional




segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Curiosidade de ateu: Idade de Maria quando engravidou de Jesus.

A idade exata de Maria quando ela teve Jesus não é mencionada na Bíblia, mas estudiosos e teólogos fizeram suposições baseadas em pistas da Bíblia e do contexto histórico.


De acordo com o Evangelho de Lucas, Maria era uma jovem virgem que vivia em Nazaré quando o anjo Gabriel apareceu a ela e disse que ela daria à luz o filho de Deus ( Lucas 1:26-28 ). Isso teria acontecido na época em que Maria estava noiva de José, um carpinteiro ( Mateus 1:18-19 ). Na cultura judaica, as meninas geralmente ficavam noivas aos doze ou treze anos, então é provável que Maria tivesse mais ou menos essa idade quando engravidou de Jesus.

O Evangelho de Mateus também dá algumas pistas sobre a idade de Maria. Menciona que José era um “homem justo” que não queria desonrar Maria publicamente, então planejou divorciar-se dela discretamente ( Mateus 1:19 ). Isso sugere que Maria ainda não era casada e ainda vivia com sua família. E ela provavelmente tinha entre 12 e 14 anos quando deu à luz Jesus.

Em conclusão, embora a idade exata de Maria quando ela teve Jesus não seja mencionada na Bíblia, pistas da Bíblia e do contexto histórico sugerem que ela provavelmente era uma jovem adolescente com cerca de treze ou quatorze anos. 


 

Prêmio e Salão Garimpo das Artes 2024

 Imagem: Pamella Anderson - Prêmio Garimpo das Artes 2023

Para se inscrever envie seus dados, currículo, portfólio e até quatro obras de sua autoria.

O prêmio é destinado a artistas brasileiros em fase de consolidação de carreira, que nunca tenham tido uma individual em uma instituição de arte.

Serão selecionados 15 finalistas que participarão de votação aberta ao público no site da Revista das Artes e nas mídias sociais durante 45 dias.

 Uma equipe de curadores selecionará um artista que ganhará matéria na edição da revista em fevereiro de 2024 e o mais votado pelo público ganhará matéria na edição de março de 2024.

Acesse a ficha de inscrição AQUI.



domingo, 29 de outubro de 2023

Música inédita dos Beatles será lançada no próximo dia 2 de novembro

Faixa foi composta por John Lennon em 1970 – e encontrada por Yoko Ono em 1994. Agora, com uma ajudinha da inteligência artificial, os fãs poderão ouvi-la.

“The End”, lançada em setembro de 1969, integra o álbum Abbey Road e era, até onde se sabia, a última gravação que John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison gravaram juntos como os Beatles.

Pouco antes da separação oficial da banda (anunciada em 1974), Lennon gravou uma versão demo de “Now and Then” com somente vocais e piano. Em 1994, essa fita foi descoberta por sua esposa, Yoko Ono e agora será lançada com a tecnologia da inteligência artificial.

Saiba mais clicando AQUI.

Fonte:  Super  Interessante 


 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Embratur divulga Edital para projetos de curtas-metragens, o "Curtas Brasil com S"

O conteúdo dos curtas-metragens deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas, através das pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.

Poderão ser contemplados projetos de ficção, animação e documentário

Os 5 (cinco) projetos selecionados por meio do Edital de Curtas-Metragens Brasil com S da Embratur receberão apoio financeiro para a produção das obras, visando: 

a)  Divulgar para o público internacional os destinos turísticos brasileiros e seus atrativos, diferenciais, pessoas e saberes através de obras cinematográficas;

b)  Promover a imagem do Brasil como destino com uma ampla oferta de experiências, segmentos e atividades turísticas;

c) Revelar para o público internacional as singularidades, a diversidade cultural e natural existentes em destinos turísticos nas diferentes regiões do Brasil;

d) Incentivar a pesquisa, a reflexão e a produção de memória acerca de questões que permeiam a oferta dos destinos e roteiros turísticos;

e) Possibilitar a aproximação do marketing turístico internacional com o setor do audiovisual para desenvolver o turismo audiovisual no país, transformando o Brasil em um destino film friendly.

 

Serão selecionados 5 (cinco) projetos.

Valor por projeto R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)

Valor total do Edital: R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

 Maiores informações AQUI


 

Convite para ler Africas.



O Podcast “Convite para ler Áfricas” é composto por 10 episódios que apresentam a trajetória intelectual de escritores africanos e africanas, e discutem seus projetos literários. Em diálogo com os podcasts, acompanham indicações de artigos, filmes, palestras e outros materiais que estimulem um aprofundamento sobre a produção literária no vasto continente africano.

Buscando um breve panorama literário do continente, os (as) autores selecionados (as) para esta primeira temporada são: João Paulo Borges Coelho (Moçambique), Chimamanda Adichie (Nigéria), Pepetela (Angola), Tsitsi Dangarembga (Zimbábue) Ungulani Ba Ka Khosa (Moçambique), Tayeb Salih (Sudão), Scholastique Mukasonga (Ruanda), J. M. Coetzee (África do Sul), Fatou Diome (Senegal), Kamel Daoud (Argélia).

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Acessem AQUI


































 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Rebeca Andrade, nossa menina de ouro!

 Imagem: Reprodução

A brasileira fez uma apresentação memorável, não apenas para o Pan, mas de toda a história da ginástica artística mundial

Em um salto histórico, a ginasta brasileira Rebeca Andrade conquistou, nesta terça-feira (24), a quarta medalha de ouro do Brasil na história da ginástica artística feminina nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile) 2023. A brasileira fez uma apresentação memorável, não apenas para o Pan, mas de toda a história da ginástica artística mundial.

A última a saltar, ela poderia ter feito um salto ainda mais simples. A brasileira, no entanto, deu o seu máximo e fez um Cheng de altíssimo nível, com nota de execução 9,733, a maior da carreira dela, e uma das maiores da história da ginástica. Depois, fez um Yurchenko também quase perfeito, de nota de execução 9,633. Total de 14,983.

Fonte: Revista Fórum



Tem a quem puxar: mãe de Carla Zambelli tem histórico de ataques ao ministro Alexandre de Moraes

Imagem: Reprodução/Facebook 

Rita Zambelli foi usada como álibi pela filha, Carla Zambelli, para justificar áudio em que ela pede o endereço de Alexandre de Moraes a Walter Delgatti. Nas redes, mãe da deputada destila ódio contra ministro e adula clã Bolsonaro.

Álibi da filha, Carla Zambelli (PL-SP), para tentar explicar uma conversa com Walter Delgatti Neto em que pede ao hacker de Araraquara para descobrir o endereço de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Rita Zambelli tem histórico de ataques sórdidos contra o ministro nas redes sociais.

Ao justificar o pedido ao hacker, a deputada bolsonarista afirmou que foi lembrada pela mãe do episódio. Segundo Carla Zambelli, Rita pretendia enviar uma carta a Moraes para "sensibilizar" o ministro a respeito das decisões judiciais em relação à filha, como o bloqueio das redes sociais dela.

"Minha mãe tinha escrito uma carta para o Alexandre de Moraes e queria entregar essa carta. Eu disse para não mandarmos para o STF para evitar pegar mal, e ela disse que o certo era enviar para a casa dele", justificou a deputada ao blog de Andreia Sadi, no G1.

No entanto, uma rápida análise das redes sociais mostra que Rita Zambelli tem um longo histórico de ataques baixos ao ministro, chamado por ela de "merda", "cabeça de pica", "vendido idiota", "cabeça de ovo, "Kojac 1313".

"Ooop seu merda! Coagir?  Simmmm se for de esquerda não trabalha comigo.  Com certeza tem algo errado com a pessoa.  Assim como você seu merda.. cabeça de pica .. Um banana nas mãos da esquerda. Seu vendido idiota", escreveu Rita em publicação no Facebook no dia 13 de outubro de 2022, em maio às eleições presidenciais.

No entanto, há publicações de anos atrás, como uma de 4 de setembro de 2021 - dias antes de Bolsonaro chamar o ministro de "canalha" em ato do 7 de Setembro na avenida Paulista.

"Alexandre Moraes, não, hoje não vou te chamar de xandao, cabeça de ovo, kojac 1313.. vou chamá-lo Ale, como chamo carinhosamente meu sobrinho Alexandre. Ale, o que você teme que o povo saiba? Muito fácil se esconder dentro da toga e atrás da pf! Íntima um, prende 10 e cadê você ? Seja um togado autêntico Ale. Vem pra rua. Se mistura com a gente, fale com o povo, conta pra gente o que te apavora. O que te deve o Pacheco? O que você deve pro Lula ou Zé Dirceu? Vem pra Paulista Ale! Você não se acha um deus? Não se engane Ale, não vamos dobrar os joelhos pra você. Você sim deve dobrar os joelhos para nos, povo brasileiro patriota. Não vamos guilhotinar", escreveu.

A mãe de Carla Zambelli também coleciona fake news - algumas delas com alerta do próprio Facebook - na rede e os habituais ataques a Lula e ao PT, além de fotos com o clã Bolsonaro.. 

Veja algumas das publicações acessando a matéria completa da Revista Fórum

'Olhos do Xingu' apresenta cinema indígena no centro de SP


ATENÇÃO SÃO PAULO

Os comunicadores da Rede Xingu+ contam como utilizam a comunicação no enfrentamento da emergência climática em mais um evento na Floresta no Centro.

Assistam aos filmes "A castanha é o nosso tempero" e "Kurigre: esquilo", produzidos e dirigidos por Kujaesãge Kaiabi e Kamatxi Ikpeng, com participação especial de Miaraip Kaiabi e Anaya Suya.

O encontro contará com a apresentação do grupo de música tradicional andina Lakitas Sinchi Warmis, de mulheres imigrantes e filhas de imigrantes. O coquetel será do Kitanda das Minas, com pratos cheios de sabor e recheados com ancestralidade afro-brasileira.

Data: 27/10 (sexta-feira) às 19h
Local: Loja Floresta no Centro | Galeria Metrópole - 2º Mezanino | Metrô República

 

sábado, 21 de outubro de 2023

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura é regulamentada



 Foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta (19) o decreto que que institui, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

O documento garante que a LAB será executada de forma descentralizada, por meio de repasses de recursos financeiros da União aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal, e que os recursos repassados, oriundos do Fundo Nacional da Cultura – FNC, serão executados mediante editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e a suas áreas técnicas e outros instrumentos.

A União entregará aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios o valor correspondente a R$ 3 bilhões, em cada um dos seguintes exercícios: 2023; 2024; 2025; 2026; e 2027.

Para ler o decreto na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Empresas lucram com o conflito entre Israel e Palestina

Imagem: Reprodução

Fabricantes de armas dos EUA , que abastecem as Forças de Defesa de Israel, firmaram contratos vultosos antes da guerra e veem ações dispararem em semelhante proporção às mortes de crianças e inocentes

Em publicação nas redes sociais na terça-feira (17), o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, afirmou que "a única coisa que precisa entrar em Gaza são centenas de toneladas de explosivos da Força Aérea, nem um grama de ajuda humanitária".

Membro do partido de extrema-direita Otzma Yehudit (Poder Judeu), Ben-Gvir foi alçado ao cargo após as eleições parlamentares de novembro de 2022, quando a legenda extremista se uniu ao governo de coalizão fascista de Benjamin Netanyahu.

Armamentista radical, contumaz propagador de ódio contra os árabes e crítico do que considerava uma frouxidão do governo Netanyahu na ação contra a Palestina, Ben-Gvir promoveu um levante para distribuir armas à população israelense, especialmente entre os colonos que vivem em assentamentos próximos à Gaza e à Cisjordânia.

Ben-Gvir é apenas uma face da crescente fascistização do governo Netanyahu. Com mais de 15 anos no comando do estado sionista de Israel (divididos em dois mandatos), o premiê radicalizou ainda mais após ser alvo de uma série de denúncias de corrupção.

Ao mesmo tempo, o governo israelense alimenta a também crescente sanha da indústria de armas, que mesmo durante a pandemia, em 2020, registrou crescimento de 1,3%, segundo o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri).

Em 2022, com a Guerra na Ucrânia, a indústria bélica mundial voltou a bater novo recorde, pelo oitavo ano seguido, crescendo 3,7%, com negócios que chegaram a US$ 2,24 trilhões - maior que o PIB projetado pelo FMI ao Brasil para 2023, de US$ 2,13 milhões, o que colocaria o país na nona economia do mundo.

Principal parceiro de Israel, os EUA lideram com folga o ranking, com orçamento de US$ 877 bilhões, sendo responsáveis por 39% dos gastos globais com a indústria bélica. Na segunda posição, a China, em termos comparativos, gastou no período US$ 292 bilhões.

O abraço caloroso de Joe Biden em Benjamin Netanyahu ao desembarcar em Tel-Aviv na quarta-feira (18) selou um acordo de cavalheiros que alimenta a ganância das principais empresas de armamentos do mundo sobre os corpos de mais de 5 mil pessoas já mortas - segundo a contagem desta quinta-feira (19) - no mais recente conflito em Gaza.

Dos 5.187 cadáveres que alimentam a indústria da guerra, 3.785 são de palestinos, em grande parte crianças e mulheres. Mas a sanha dos senhores da guerra continua e os "negócios" podem ser expandidos caso o conflito se alastre para o Líbano e o Irã - como sinalizou os EUA ao vetarem no Conselho de Segurança da ONU a resolução brasileira para uma pausa humanitária em Gaza.

Por trás da aliança sórdida entre Biden e Netanyahu, cinco empresas dos EUA lucram com a guerra na Palestina - parte delas controladas pelo movimento sionista internacional, que governa Israel.

Veja toda a matéria AQUI

Fonte: Revista Fórum


 

Exército já identificou suspeitos de facilitarem o sumiço de metralhadoras de quartel militar

 Imagem: Reprodução

O Exército já identificou suspeitos de facilitarem o sumiço de 21 metralhadoras do quartel militar em Barueri.


Segundo o que foi apurado, as investigações militares estão restringindo cada vez mais o número de pessoas que podem estar envolvidas no “sumiço” das armas — e todos os militares que tinham encargo de fiscalização ou controle serão responsabilizado e cumprirão punições disciplinares.


A expectativa do Exército é de que isso ocorra em breve.


Outras diligências ocorrem para apurar, responsabilizar, punir e resgatar as armas.


A investigação apura a participação de três militares na separação das armas no galpão de descarte, transporte no carro em um local ja definindo e deslocamento até a entrega. Suspeita de terem sido cooptados pelo crime organizado.


Fonte: G1


"Amazonas, O Maior Rio do Mundo", de 1918, foi encontrado na República Tcheca, após 100 anos de seu desaparecimento

 Imagem: Reprodução

O filme "Amazonas, O Maior Rio do Mundo", de 1918, foi encontrado na República Tcheca, após 100 anos de seu desaparecimento. Dirigida por Silvino Santos, a produção é considerada o primeiro filme rodado na Amazônia.
Segundo informações do The Guardian, após a produção do filme, o arquivo foi roubado, e nunca mais foi encontrado. Uma cópia foi redescoberta no início deste ano pelo Národní Filmový Archiv, uma cinemateca localizada em Praga, na República Tcheca. Especialistas brasileiros e italianos analisaram o registro e concluíram que se tratava do documentário desaparecido.
O filme traz imagens do Rio Amazonas, das cidades de Belém e Manaus, e do povo Huitoto. Já naquela época, a exuberante riqueza natural e os recursos da área que abrange quase sete milhões de quilômetros quadrados, se destacavam.
Após a descoberta, o filme acabou de ser exibido no Festival de Cinema Mudo de Pordenone, na Itália, com sessão no último dia 10.
"Após uma visita a esse arquivo, os curadores me enviaram o link para assistir a um filme que havia sido catalogado como 'Maravilhas da Amazônia', uma produção americana de 1925. Assim que comecei a assistir, percebi que o filme remontava a anos anteriores e não poderia ser uma produção americana. Após alguma pesquisa, tive a forte sensação de que se tratava da obra lendária de Silvino Santos", explicou Jay Weissberg, diretor do festival. (via Estadão)
De acordo com o jornal Estadão, o filme será exibido no Ji.hlava International Documentary Film Festival, na República Tcheca, que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro - além de também poder passar pelo Brasil

Fonte: Mídia Ninja



quarta-feira, 18 de outubro de 2023

CPMI de 8 de janeiro aprova Relatório Final

 Imagem: Reprodução

Sob gritos de "sem anistia" relatório é aprovado por 20 votos a 11

O relatório final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas foi aprovado por 20 votos a 11 nesta quarta-feira (18), sob pressão da oposição para obstruir a votação. Uma das sugestões de indiciamento ao Ministério Público e à Polícia Federal trazidas no documento é do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No caso de Bolsonaro, a relatora   enquadrou o inelegível ex-presidente em quatro crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. Todos os tipos estão listados no Código Penal.

Apesar dos esforços e malcriações da extrema-direita, o trabalho  da CPMI dos Atos Golpistas foi coroado com a aprovação do relatório.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Bolsonaro, Braga Neto, General Heleno e mais 52 indiciados na CPI do Golpe

Imagem: Reprodução/YouTube 



A relatora da CPI dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por quatro crimes, entre eles, golpe de Estado.

O relatório final da comissão, apresentado nesta terça-feira (17), também pede o indiciamento de cinco ex-ministros do governo Bolsonaro


Após a apresentação, o relatório da senadora deve ser votado na quarta-feira (18). Se aprovado, ele será enviado a diversos órgãos que avaliam e decidem pela apresentação, ou não, de denúncias baseadas no documento.

Entre as instituições para as quais o documento é encaminhado estão órgãos policiais, o Ministério Público e a Advocacia-Geral da União (AGU).


No texto, a senadora afirma que Bolsonaro "tem responsabilidade direta, como mentor moral, por grande parte dos ataques perpetrados a todas as figuras republicanas que impusessem qualquer tipo de empecilho à sua empreitada golpista".

Ainda de acordo com Eliziane, o ex-presidente e "todos que o cercam [...]compreendiam a violência e o alcance das manifestações. Frequentavam os mesmos grupos nas redes sociais. Estimulavam e alimentavam a rebeldia e a insatisfação. Punham deliberadamente mais lenha na fogueira que eles mesmos haviam acendido".


Quanto as ex-ministros, a relatora afirma que ele aderiram "subjetivamente às condutas criminosas de Jair Messias Bolsonaro e demais indivíduos em seu entorno, colaborando decisivamente para o desfecho dos atos do dia 8 de janeiro de 2023".

Veja abaixo os crimes atribuídos a Bolsonaro e aos ex-ministros pelo relatório da CPI:


Jair Bolsonaro:


  • associação criminosa;
  • tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • e emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 29 anos de prisão.


General Braga Netto


  • associação criminosa;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 23 anos de prisão.


Anderson Torres


  • associação criminosa;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • e emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 29 anos de prisão.


General Augusto Heleno


  • associação criminosa;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 23 anos de prisão.


General Luiz Eduardo Ramos


  • associação criminosa;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 23 anos de prisão.


General Paulo Sérgio Nogueira


  • associação criminosa;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado.

Somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 23 anos de prisão.


Fontes: Fórum TV e G1