domingo, 15 de janeiro de 2012

Gandhi, um líder servidor

Hoje no Teatro Georgina Bacha tivemos a excelente interpletação do cambuquirense João Signorelli na peça Gandhi, um líder servidor.

Escrita por Miguel Filiage, a peça, que já foi vista por mais de 10 mil pessoas, é baseada nos discursos e cartas escritas por Gandhi, convidando o espectador a refletir sobre questões como liderança, não-violência, princípios ético-filosóficos nas relações humanas, integração, cooperativismo e amor.

O espetáculo começa com Gandhi anunciando o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial, propondo que os povos deixem de se alimentar de pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.

O cenário é simples. A composição toda combina com os trajes que o protagonista usa. Há tamanha graciosidade e delicadeza nos gestos e na voz que o público é envolvido por grande ternura e não é difícil esquecer que estamos vendo um ator discursar. Signorelli é o próprio Gandhi e, ao mesmo tempo, é ele falando do que pensa. A voz do líder se tornou a mesma do ator.

Tendo a filosofia oriental como fundo, Gandhi, um líder servidor coloca a todos como seres humanos iguais, em busca de novas experiências e de evoluir através do amor e da paz.

Abaixo um trecho da peça, retirada do Youtube