domingo, 27 de março de 2011

Dilma lança em BH programa de assistência a gestante


A presidente Dilma Rousseff (PT) lança nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o programa Rede Cegonha, destinado ao acompanhamento médico da gestante desde o exame de confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê. Até 2014serão investidos R$ 9,4 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para a construção de hospitais, reformas, tecnologia, cobertura de exames e pagamento de pessoal. Durante abril, técnicos do Ministério da Saúde e representantes dos governos estaduais e prefeituras vão mapear o sistema médico e hospitalar existente para elaborar um plano detalhados de ações, além de acertar a distribuição dos recursos destinados para o programa.

"Assim que tivermos um mapa das necessidades da região ou município, vamos acertar os investimentos e a certificação de qualidade de cada unidade", explicou neste domingo o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

A meta é certificar toda a Rede Cegonha até o final deste ano. O cronograma de implantação do Rede Cegonha prioriza o Nordeste, Amazônia Legal e as regiões metropolitanas, por serem os locais onde estão os maiores índices de mortalidade materna e infantil e a maior concentração de gestantes. A partir do ano que vem, a Rede Cegonha será implantada nas cidades com mais de 100 mil habitantes e na sequência, as demais.

A escolha de Belo Horizonte para sediar o evento - terra Natal da petista - , segundo o governo federal, se deve ao fato de ser um município que tem se destacado na assistência obstétrica e neonatal. Estarão presentes no evento os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Comunicação Social, Helena Chagas.

Fonte: O Estado de Minas