quinta-feira, 24 de março de 2011

Com 'Abaporu', Dilma abre exposição de artistas brasileiras


Na foto de divulgação, Dilma Rousseff cumprimenta sobrinha neta de Tarsila do Amaral durante cerimônia de abertura da exposição


A presidente Dilma Rousseff inaugurou, na noite desta quarta-feira, a exposição Mulheres, artistas e brasileiras, que ficará aberta ao público de quarta-feira até o dia 5 de maio, no Palácio do Planalto. A exposição, idealizada pela presidente, homenageia artistas brasileiras e reúne 80 obras. A estrela da noite foi o quadro Abaporu, da pintora brasileira Tarsila do Amaral, de 1928. A obra veio especialmente do Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires para a exposição.
A presidente disse que a ideia da exposição é tirar os acervos dos cofres dos bancos estatais e museus, como o Banco Central, Banco do Brasil e Caixa e deixá-los acessíveis à população. "Estamos hoje abrindo os acervos dos bancos públicos brasileiros e vamos, sistematicamente, expor outras preciosidades como Di Cavalcanti, Portinari, Cícero Dias, enfim, todas as riquezas que estão guardadas nos bancos", afirmou.
Dilma também fez uma homenagem às artesãs brasileiras, e parabenizou as artistas que moldam bonecas em cerâmica. "Nossa escultoras são fantásticas, nossas bonequeiras são de nível internacional. Duvido que hoje existam bonequeiras tão capazes quanto as mineiras, sem querer puxar a brasa para a minha sardinha", disse a presidente, que nasceu em Minas Gerais, mas fez a carreira política em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Além de Dilma, estavam presentes o vice-presidente, Michel Temer, ministros e representantes de entidades
Fonte: Portal Terra