sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nilmário Miranda


(Foto tirada em Brasília - 2008)


Filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi deputado estadual (1987-1991), deputado federal (1991-2003) e secretário dos Direitos Humanos no governo Lula.

Foi preso político durante três anos e um mês, tendo sido libertado em 1975.

Foi deputado estadual em Minas Gerais de 1986 a 1990 e deputado federal duas vezes pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quando ocupou o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e recebeu Nota 10 do DIAP.

Sempre esteve envolvido pessoalmente, durante todo esse período, na luta pelos direitos humanos em situações cruciais, como nos casos do massacre de lavradores sem terra em Corumbiara/RO, da escravidão no trabalho e dos mortos e desaparecidos políticos. É autor de várias publicações sobre o assunto, como o livro Dos filhos deste solo, livro de 650 páginas, lançado em agosto de 1999, juntamente com o jornalista Carlos Tibúrcio.

Considera uma das maiores vitórias no campo dos direitos humanos no país a aprovação da lei que reconheceu os mortos e desaparecidos pelo regime militar. Classifica os direitos humanos como uma das maiores bandeiras mundiais da atualidade, que ultrapassa fronteiras, partidos e ideologias.

A partir de hoje você pode conhecer melhor Nilmário Miranda, através de seu blog, cujo endereço encontra-se na coluna da esquerda em "Minha Lista de Blogs" ou acesse:http://www.blogdonilmario.com.br/

Nenhum comentário: