sábado, 13 de março de 2010

II Conferência Nacional de Cultura






Fotos: Antonio Almeida

Brasília/DF - Diversidade, fortalecimento e participação. Essa foi a tônica do discurso das autoridades que compareceram à cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) realizada na noite dessa quinta-feira, 11 de março, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Também participaram da solenidade os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República),

Os atores Murilo Grossi e Zezé Mota foram os mestres de cerimônia. Além de chamar ao púlpito as personalidades que falariam e apresentar as atrações artísticas como, por exemplo, os cantores e compositores Antonio Nóbrega e Chico César, os dois ainda liam textos em que evidenciavam a diversidade de expressões culturais brasileiras.

Entre um discurso e outro, aconteceram shows com o brincante Antônio de Nóbrega - que saudou os participantes em nome de todos os artistas -, Chico Cesar, performances circenses, congo e o Hino Nacional cantado por Célia Porto.

O presidente da República afirmou que a presença de atores da sociedade civil e da classe artística na II CNC representa um avanço na construção das políticas públicas no Brasil. “É preciso ter um povo que sonha, que reivindica, pois a participação de vocês tornará tudo mais rico”, sintetizou.

Em seu pronunciamento, o ministro Juca Ferreira também ressaltou a importância do aspecto cultural e simbólico na vida das pessoas e no processo de identidade de um país. Para ele, o homem é o único animal que precisa de alimento tanto para o corpo quanto para o espírito. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, sintetizou.

Na última foto, Marcelo Telles Filho, delegado eleito por Cambuquira e outros componentes da delegação de Minas, com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Nenhum comentário: