terça-feira, 9 de março de 2010

Cidade Administrativa




Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cambuquira

Foi inaugurada no último dia 4, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, tendo a comitiva de Cambuquira sido composta pelo Prefeito Evanderson Xavier, o Vice Prefeito Jonas Louzada, o Presidente da Câmara Municipal Paulo César da Costa e a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Vanessa Junqueira.

O monumental complexo de edifícios com a assinatura de Niemeyer abrigará toda a administração direta e indireta do Estado. Numa área de 804 mil metros quadrados, sendo 265 mil metros de área construída, o centro é formado pelo Palácio do Governo - com 146 metros de vão livre, considerado o maior vão suspenso do mundo -, dois edifícios em curva de 15 andares que abrigarão as secretarias, auditório, centro de convivência, praça cívica e lagos.

A principal justificativa do governo mineiro para a obra é a economia com o custeio, estimado em R$ 92 milhões ao ano com base na extinção de despesas com aluguéis de imóveis, telefonia, serviços gerais, de energia, transporte, entre outros. O empreendimento possibilitará ainda o estabelecimento de um novo polo de desenvolvimento da região norte de Belo Horizonte e parte da área metropolitana. O Centro fica localizado nas margens da rodovia MG-10, no caminho para o Aeroporto de Confins.

Um total de 16,3 mil servidores serão transferidos até o fim do ano para o centro, que deverá receber um público flutuante de cerca de 10 mil pessoas. Recentemente, o governador mineiro assinou decreto que reduz de oito para seis horas a jornada diária de trabalho dos servidores efetivos que irão trabalhar na Cidade Administrativa, para que "haja uma adaptação natural" dos funcionários públicos ao novo local de trabalho. A redução de jornada não implicará perda de salário e no caso dos servidores comissionados, será definida pelos dirigentes de órgãos ou entidade. A medida será válida até o fim do ano.

Nenhum comentário: