quarta-feira, 31 de março de 2010

Cidade de cara nova






Fotos: Vanessa Junqueira

A Prefeitura Municipal está pintando os logradouros públicos e a cidade está ficando de cara nova.

terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto de Desenvolvimento de produtos e roteiros para a região do Circuito das Águas




Fotos: Vanessa Junqueira

Representantes da Secretaria de Turismo do Estado de Minas (SETUR) e do SEBRAE estiveram em Cambuquira para dar início ao “Projeto de Desenvolvimento de produtos e roteiros para a região do Circuito das Águas”. A reunião contou com a presença de empresários, hoteleiros, artesãos, entre outros, que estão se unindo para definir estratégias para melhorar a competitividade dos produtos turísticos de Cambuquira. Também estiveram presentes Fátima Tropia consultora em Turismo e Cultura e Cristiane Muller Diretora de Estruturação do Produto Turístico, que já vieram preparadas não só para expor seus objetivos, mas para executá-los.

Fátima Tropia apresentou um cronograma de trabalho para a elaboração do roteiro que será desenvolvido em Cambuquira. Com uma visão no mercado o objetivo do projeto é incentivar e orientar os empreendedores locais na gestão e operação dos produtos turísticos. É um resgate aos valores culturais, ao turismo e ao bem estar, despertando o interesse das pessoas para o que já temos em Cambuquira, que é um bem natural. E transformar esses atrativos em produtos turísticos.

O projeto já está na terceira etapa que consiste na verificação dos produtos, na pesquisa de campo e no tratamento de dados. Cambuquira tem um potencial enorme, pois conta com uma beleza natural exuberante, que pode ser devidamente explorada, claro, respeitando o meio ambiente. Estamos vivendo um momento importante, onde precisamos unir nossas forças para obter um resultado positivo.

Bossa Nova e Jazz



Entrada Franca
Convites limitados
Reserve o seu:
Quarta-feira pelo telefone (35) 3251.1527 (pedir Sec. Cultura) ou (35) 3251.2000 Ramal 46 ou ainda pelo e-mail: pmc.cultura@yahoo.com.br
Quinta e Sexta somente pelo e-mail

Cambuquira realiza Conferência Municipal de Esporte






Fotos: Márcia Cardoso

Mais uma Conferência foi realizada nas dependências da Prefeitura, desta vez a de esporte que debateu as políticas públicas para o esporte, votando vária propostas a serem levadas à Conferência Estadual a ser realizada de 22 a 24 de abril em Belo Horizonte.
Foram eleitos delegados, Andréia Belizia e Maurício Borges de Oliveira, representarão o município na Conferência Mineira, como suplentes, ficaram Jonas Louzada e Sara Miranda.

Casas Populares



(imagem meramente ilustrativa)

CASAS POPULARES EM CAMBUQUIRA
CONVOCAÇÃO DE CONSTRUTORAS


A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA COMUNICA ÀS EMPRESAS INTERESSADAS NA CONSTRUÇÃO DE 50 CASAS POPULARES NO MUNICÍPIO, LOTEAMENTO CENTENÁRIO, NO PARQUE SÃO JOÃO, QUE PODERÃO ADERIR AO ASSOCIATIVO ENTRE A PREFEITURA, CONSTRUTORA E CAIXA ECONOMICA FEDERAL, DENTRO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, DO GOVERNO FEDERAL.
A CONSTRUTORA DEVE PREENCHER OS REQUISITOS EXIGIDOS PELA CAIXA.
AS PROPOSTAS DEVERÃO SER ENVIADAS ATÉ O DIA 16 DE ABRIL
DE 2010, PARA:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA, DEVENDO CONSTAR NO ENVELOPE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUQUIRA
HABITAÇÃO – LOTEAMENTO CENTENÁRIO
AVENIDA VIRGÍLIO DE MELO FRANCO, 555 – CENTRO
CEP: 37420-000 – CAMBUQUIRA – MG

segunda-feira, 29 de março de 2010

Cambuquira: Feriadão para todos os gostos

Prefeitura procura implantar mais seis telecentros em Cambuquira



Entendendo a inclusão digital como política pública e o Telecentro como um equipamento público de responsabilidade da esfera governamental para uso da população do entorno, com as mesmas características de um posto de saúde, uma creche, um centro de assistência e etc, deve ter seu produto (inclusão digital) universalizado e acessível para todos os habitantes. Os cidadãos já arcam com impostos nos quais devem ser revertidos em benefícios para a própria comunidade, a exclusão digital é um destes desafios a serem superados. O cidadão que porventura não paga seus impostos, neste caso, por não ter condições ou justamente para estar tão profundamente excluído e marginalizado a ponto de não usufruir de princípios elementares de dignidade humana e sendo assim carece do amplo atendimento e assistência do estado, obviamente, não apenas em inclusão digital. Sendo assim, um telecentro não é gratuito, são os recursos de contribuições e tributos revertidos diretamente para o atendimento da população. Nesse sentido, transformar a inclusão digital em política pública, consolida no mínimo quatro pressupostos:

Primeiro: é o reconhecimento que a exclusão digital amplia a miséria e dificulta o desenvolvimento humano local e nacional. A exclusão digital não se trata de uma mera conseqüência da pobreza crônica, mas torna-se fator de congelamento da condição de miséria e de grande distanciamento das sociedades ricas.

Segundo: é a constatação de que o mercado não irá incluir na era da informação os extratos pobres e desprovidos de dinheiro. A própria alfabetização e escolarização da população não seria massiva se não fosse pela transformação da educação em política pública e gratuita. A alfabetização digital e a formação básica para viver na cibercultura também dependerão da ação do Estado para serem amplas ou universalistas.

Terceiro: a velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha sujeitos e quadros em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento no contexto da mundialização de trocas desiguais e, também, para adquirir capacidade de gerar inovações.

Quarto: é a aceitação de que a liberdade de expressão e o direito de se comunicar seriam falácias se fossem apenas para a minoria que tem acesso à comunicação em rede. Hoje, o direito à comunicação é sinônimo de direito à comunicação mediada por computador. Portanto, trata-se de uma questão de cidadania.

Baseado nestes pressupostos a Prefeitura Municipal encaminhou projeto ao Governo Federal visando a implantação de mais seis telecentros em Cambuquira, a saber, no Congonhal, Alto da Lavra, Regina Coeli, Estação, Marimbeiro e Parque São João, além da ampliação do já existente no Centro.

domingo, 28 de março de 2010

Fenix

Conexão Artes Visuais 2010



O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) lançaram nessa quinta-feira, 25 de março, edital para a segunda edição do Conexão Artes Visuais 2010. O programa viabilizará, com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes.

Serão contemplados 30 proponentes. Cada um deles receberá R$ 55 mil para colocar seu projeto em prática. As inscrições ficarão abertas até o dia 8 de maio para pessoas físicas ou jurídicas de todo o país. O investimento total do programa é de R$ 1,65 milhão.

O proponente terá plena liberdade de escolha da temática e da linguagem de seu projeto, assim como a localidade em que ele será desenvolvido. Serão contemplados projetos que trabalhem com as mais variadas formas artísticas, como pintura, escultura, fotografia, desenho, objeto, performance, body art, instalação, intervenção urbana, poéticas visuais, cinema de artista, arte digital, grafite, site specific e animação. Também poderão concorrer propostas que envolvam a circulação e o intercâmbio de obras e de profissionais da área. As atividades e os produtos gerados por meio do Conexão Artes Visuais serão oferecidos ao público gratuitamente.

A análise dos projetos inscritos caberá a uma comissão composta por cinco integrantes de notório saber sobre a produção nacional na área das artes visuais; um de cada região do país. Durante o processo seletivo serão avaliadas: a excelência dos projetos, a qualificação dos profissionais envolvidos, a exequibilidade dos prazos propostos, a estratégia de planejamento das ações e a divulgação para o público-alvo.

Veja o edital: http://www.funarte.gov.br/portal/wp-content/uploads/2010/03/conexao_2010_edital1.pdf

Fichas de inscrição: http://www.funarte.gov.br/portal/2010/03/25/funarte-e-minc-lancam-edital-do-conexao-artes-visuais-2010/

Filme brasileiro "Viajo porque preciso, volto porque te amo" vence Festival de Toulouse


Cena do filme 'Viajo porque preciso, volto porque te amo', de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. (Foto: Divulgação)

O "road movie" brasileiro ambientado no sertão nordestino recebeu neste sábado (27) o Grande Prêmio Coup de Coeur do Festival Encontros de Cinema da América Latina de Toulouse (19-29 de março). O Festival de Toulouse foi aberto com "Estômago", de Marcos Jorge, e terminou com o vencedor do Oscar 2010 de Melhor Filme em Língua Estrangeira "O segredo de seus olhos", do argentino Juan José Campanella.

Cerca de 200 filmes foram apresentados durante o evento, que em 22 anos de existência se tornou a mais importante vitrine do cinema latino-americano na França, e talvez na Europa.

Durante o festival foram apresentados projetos para tentar ajudar cineastas e artistas do Chile e do Haiti, países recentemente atingidos por violentos terremotos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais



A Fundação Biblioteca Nacional publicou no Diário Oficial da União do dia 23 de março (Seção 3, págs 10 a 14) a lista com as inscrições habilitadas e inabilitadas no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.

A habilitação é a fase em que se verifica se as inscrições apresentam toda a documentação exigida e se cumprem todas as exigências do edital.

Entre as inscrições habilitadas está a Biblioteca Municipal Martha Antiero, de Cambuquira.

Música é cultura!


Compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor, de nome internacional, estará se apresentando na cidade de Cambuquira no dia 3 de Abril, Espaço Cultural Sinhá Prado. O evento contará também com alguns artistas da cidade.

Devido ao espaço ser um pouco restrito e a apresentação ser gratuita, pede-se as pessoas que queiram assistir a apresentação que entrem em contato com a Secretaria Municipal de Cultura para que possam estar retirando os convites.

Filó Machado, nasceu no dia 3 de fevereiro de 1951, na cidade de Ribeirão Preto, onde começou a se interessar pela música aos 10 anos de idade. Participou de diversos festivais de Bossa Nova e Jazz, incluindo o Free Jazz Festival de 1986 no Rio de Janeiro e o Free Jazz Festival de 1994 em Cannes.

Em 1989, viajou para a França e fez uma série de shows pelo continente europeu.
Em 2005 e 2006 excursionou pela Ásia, fazendo algumas apresentações no Japão, participou também em 2006 do Java Jazz Festival na cidade de Jakarta e no mesmo Festival se apresentaram Take 6, Tower of Power, Kool and the Gang, Hiromi, Incógnito, Bob James, Lee Ritenour e Natan East.

Em seguida, se apresentou encerrando o Festival Internacional de Quito, Equador, no mesmo Festival se apresentaram John Arbecombie, Rosa Passos e Nico Wayne.
Participou do projeto Pixinguinha, ao lado de Alaíde Costa pelo sudeste e sul do Brasil em cidades como Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Londrina.
CONVITES DISPONÍVEIS A PARTIR DE 24 DE MARÇO.
Reserve o seu!
Contato: 3251-1527

domingo, 21 de março de 2010

3 de abril em Cambuquira: Filó Machado





O cantor, compositor, guitarrista e arranjador que já atuou ao lado de nomes como Michel Legrand, Jon Hendricks, Jane Duboc, Leny Andrade, Hermeto Paschoal, Johnny Alf e Tim Maia, entre muitos outros, estará se apresentando em Cambuquira, dia 3 de abril, possivelmente no Espaço Cultural Sinhá Prado (Na próxima semana o local será definido).

Uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Cambuquira.

Três mil discutem a Educação


A Conferência Nacional de Educação (Conae), evento que se realizará de 28 de março a 1º de abril, em Brasília, terá 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados.
Durante quatro dias, os participantes da Conae vão discutir a criação de um sistema nacional de educação e propor diretrizes e estratégias para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020.
Para facilitar as discussões, a comissão organizadora da conferência dividiu o tema central (Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação – Suas Diretrizes e Estratégias de Ação) em seis eixos e ofereceu um documento-referência para os debates preparatórios que aconteceram nos municípios e estados em 2009. Ao final das discussões, a comissão recolheu as contribuições, que agora estão no documento-base que vai a debate.
Participaram da preparação do evento cerca de 400 mil pessoas numa série de 2.258 conferências. Os municípios promoveram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados foram 27, conforme tabela.
Confira a movimentação preparatória da Conae nas cinco regiões, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Ministério Público determina que Serra devolva dinheiro desviado da saúde


O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira (18) que encaminharam uma recomendação conjunta ao governo José Serra (PSDB) para que todo o dinheiro desviado da saúde pública seja devolvido ao Fundo Estadual de Saúde.

Uma auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – Denasus, do Ministério da Saúde, comprovou que o governo paulista desviou, em dois anos, R$ 2 bilhões em verbas que deveriam ter sido aplicadas na saúde. A análise constatou que destes, pelo menos R$ 78 milhões foram investidos no mercado financeiro, apesar da crise de atendimento na saúde pública paulista.

O dinheiro do SUS que, por causa do desvio, vai para uma conta única do governo, por lei deveria ter sido destinado a programas de assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica e combate à Aids e DST.

O MPF informou que a recomendação foi levada aos secretários estaduais de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa. Ela estipula que sejam devolvidos todos os recursos do SUS mantidos em contas ou aplicações financeiras em nome do tesouro estadual à conta-corrente do Fundo Estadual de Saúde, num prazo de cinco dias a contar do momento em que o estado de São Paulo seja notificado.

No documento também é requerido que toda a movimentação de recursos do SUS seja enviada mensalmente ao Conselho Estadual de Saúde, para fins de fiscalização e acompanhamento. A percepção é de que Serra não estaria, sequer, prestando contas ao Conselho.

O promotor de Justiça Arthur Pinto Filho e as procuradoras da República Rose Santa Rosa e Sônia Maria Curvello, autores da recomendação, estipularam prazo de 20 dias úteis para que o governo do Estado comprove o seu cumprimento. Em caso de negativa ou ausência de resposta, outras medidas judiciais ou extrajudiciais poderão ser aplicadas. Para os dois MPs, isto visa “assegurar à população do Estado de São Paulo a aplicação da integralidade dos recursos do SUS em ações e serviços de saúde, bem como a fiscalização da movimentação desses recursos pelo órgão de controle social”.

Desvios semelhantes também foram identificados pelo Denasus em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Segundo a auditoria, as irregularidades causaram prejuízo superior a R$ 6,5 bilhões ao sistema de saúde desses estados, afetando mais de 74 milhões de habitantes.

sábado, 20 de março de 2010

8º FESTIVAL VIOLA DE TODOS OS CANTOS


A abertura do festival passa a ser produzida e apresentada por projetos desenvolvidos nas cidades participantes do festival. A idéia é que crianças possam ocupar o palco do Viola e interagir com músicos e platéia, abrindo assim, espaço para a divulgação de novos talentos e de outros segmentos da arte.

As etapas classificatórias passam por uma grande reformulação. Agora o local da realização será em ambiente fechado e com capacidade reduzida. As músicas classificadas não terão arranjo, sendo apresentadas da forma como foram inscritas, valorizando ainda mais a musicalidade e originalidade de cada músico classificado.

A grande final continua com a participação da Orquestra Viola de Todos os Cantos, com o direito a arranjo e com a participação do violeiro Mazinho Quevedo, além é lógico, de um grande show de encerramento. Também ocorrerão encontros de cultura regional, como a Catira e de encontros com compositores e diretores de gravadoras, com a finalidade de orientar aqueles que querem oferecer composições e gravar CD.

Inscrições: 01 de março a 31 de Março
Divulgação das músicas classificadas: 12 de Abril

Abertura - 06 de Maio - Sertãozinho
2ª etapa - 15 de Maio - Araraquara
3ª etapa - 22 de Maio - Poços de Caldas
4ª etapa - 29 de Maio - Limeira
5ª etapa - 05 de Junho -Varginha
Final - 12 de Junho - São Carlos

Este festival é produzido pela EPTV, outras informações no site:http://eptv.globo.com/viola/

quarta-feira, 17 de março de 2010

Serra tem 35% e Dilma, 30% das intenções de voto, diz pesquisa Ibope


Diferença entre governador e ministra diminuiu de 21 pontos para 5.
Ciro Gomes aparece com 11% das intenções de voto; Marina tem 6%.


Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope divulgada nesta quarta-feira (17) sobre as intenções de voto para presidente da República aponta o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 35% da preferência do eleitorado, contra 30% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) tem 11%. A senadora Marina Silva (PV-AC) aparece com 6%.

A pesquisa foi realizada entre 6 e 10 de março e os resultados consideram nomes sugeridos em uma lista para os eleitores. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança estimado é de 95%.

A diferença entre o governador e a ministra diminuiu de 21 pontos percentuais, no levantamento anterior, divulgado no início de dezembro, para cinco pontos agora. Em dezembro, Serra aparecia com 38% das intenções de voto, contra 17% de Dilma Rousseff, 13% de Ciro Gomes e 6% de Marina Silva.

Na pesquisa, brancos e nulos somaram 10%, contra 13% no levantamento anterior. Eleitores que não souberam responder são 8%, contra 12% na pesquisa de dezembro.

Com Aécio
Em outro cenário, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), no lugar de Serra, Dilma assume a liderança com 34% das intenções de voto, contra 21% de Ciro, 13% de Aécio e 8% de Marina. Brancos e nulos são 14%. O percentual de eleitores que não responderam foi de 9%.

A CNI/Ibope também simulou a intenção de voto em dois quadros sem Ciro Gomes. No primeiro, Serra tem 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Nesse cenário, brancos e nulos somam 12%, e eleitores que não responderam, 8%. Em outra simulação, desta vez com o governador mineiro, Dilma tem 39% das intenções de voto e é seguida por Aécio, com 18%, e Marina, com 12%. Brancos e nulos são 19%. Doze por cento dos eleitores não responderam.

Fonte: http://g1.globo.com/

Reunião Pública do PDRH-Verde






Fotos: Antonio Almeida

Aconteceu hoje pela manhã, em Jesuânia, a 3ª Reunião Pública do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Verde, onde importantes temas foram tratados, como o uso prioritário das águas, qualidade, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, combate a erosão, entre outros.
Participou também da reunião o engenheiro alemão Bernhard Pistscha, que mostrou a experiência alemã no abastecimento de água e estância hidrominerais.
Presente à reunião, representantes da ONG Nova Cambuquira e Wilson Laurindo, Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal e Inilce Bastos, do CODEMA.

terça-feira, 16 de março de 2010

Circuito Tela Verde 2010 de filmes ambientais quer ampliar participação popular





Ampliar a participação social no Circuito Tela Verde 2010, essa é a meta do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente para a segunda edição do festival, que está com as inscrições abertas até 30 de março. Este ano o MMA abriu espaço para a participação popular de todos os estados incentivando a população a enviar seus vídeos sobre meio ambiente, em função da boa repercussão da primeira edição do circuito, em junho do ano passado, quando foram exibidos apenas vídeos do município do Rio de Janeiro.

Desde que estejam em boa resolução, podem ser enviados vídeos produzidos com filmadoras, câmeras de celular e câmera digital. Os interessados devem encaminhar as produções pelo blog do Circuito Tela Verde (http://circuitotelaverde.blogspot.com) ou pelos Correios (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Departamento de Educação Ambiental, CEP: 70068-900 - Brasília/DF).

Uma comissão vai selecionar o material que será veiculado no Circuito Tela Verde, de junho a agosto, em diversos estados do país. Os filmes da primeira edição, realizada em 2009, foram produzidos por moradores de várias cidades do Rio de Janeiro, com recursos do licenciamento ambiental de empresas do petróleo.

O diferencial do circuito é o debate que acontece depois de cada seção de exibição dos filmes. No festival do ano passado, o curta "Rio...para não chorar" foi o vídeo que gerou mais debates. Com roteiro simples e direto, mostrando que quando o homem age destruindo o meio ambiente a natureza reage, o curta mexeu com a cabeça das pessoas sobre a importância de se cuidar do meio ambiente.

Seguindo essa metodologia, o público pode discutir temas como ocupação desordenada, impactos ambientais e poluição. E a expectativa é de que neste ano o debate seja maior, com a participação da população de diversos estados.

Neste ano, o MMA também vai buscar parcerias com escolas, organizações não governamentais e empresas para conseguir equipamentos e levar o festival até a zona rural, a fim de ampliar o debate sobre meio ambiente também no campo.

Na primeira edição, mais de 25 mil pessoas participaram do Circuito Tela Verde de Cinema sobre Meio Ambiente e Participação Social. Com a distribuição de 250 kits do circuito pelos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, com 30 curtas e material para divulgação, os filmes foram exibidos em diversos lugares do Brasil em salas verdes, centros de cultura e até na rua, com telões improvisados.

A mobilização social também funcionou para atrair um grande público para as transmissões dos curtas. Em Itaqui, no Rio Grande do Sul, mais de 1400 alunos de diversas escolas do município assistiram aos vídeos de educação ambiental, fortalecendo os valores ambientais e culturais.

Mais informações sobre o envio de vídeos e lugares para realizar o festival nos telefones (61) 2028- 1288 / 1188 - Educação Ambiental

segunda-feira, 15 de março de 2010

Jonas Lemes


Recebi o e-mail que transcrevo a seguir:

"Caros amigos,

Segue em anexo o convite para a Exposição das obras de Jonas Lemes em Brasília.
Agradecemos aos que prestigiam e colaboram conosco na divulgação enviando o convite aos amigos.

Saudações,

Geice Cristiane S. Lemes"


Estive em Brasília até hoje pela manhã, lamento não poder dar um abraço em meu amigo Jonas.
Estive em outras exposições dele em Brasília, sempre um sucesso.
Aos meus leitores de Brasília, recomendo: não percam!

Cinema Brasileiro



Trailer de ''Olhos Azuis'' [Brasil, 2009], com David Rasche, Cristina Lago. Um americano, chefe do departamento de imigração do aeroporto de NY, cego pelo preconceito e arrogância, comete um erro que transforma sua vida e o faz partir em busca da redenção em uma terra distante da sua, o Brasil. Estreia em 28 de maio. Direção de José Joffily © Imagem


Dia 16 de março, 19 horas, no Salão Nobre da Prefeitura será realizada a Conferência Municipal do Esporte.

Esportista: sua presença é fundamental!

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA ELEGE 32 PRIORIDADES PARA O SETOR






Fotos: Antonio Almeida

Após três dias de debates, os participantes da II Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em Brasília, elegeram as 32 prioridades que nortearão as políticas públicas para o setor. As prioridades setoriais foram aprovadas por unanimidade no plenário pela manhã.

Presente ao Centro de Convenções e Eventos Brasil 21 durante os trabalhos na tarde deste domingo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, reafirmou o grande mérito da Conferência: promover o acesso de todos à discussão e formulação das políticas públicas. “A democracia e a inclusão têm sido uma grande preocupação do governo e do ministério da Cultura”.

As prioridades eleitas serão tratadas uma a uma, de acordo com sua natureza. Algumas poderão servir para incrementar políticas públicas já existentes, outras devem se transformar em projetos de lei para envio ao Congresso Nacional ou, ainda, integrarem ações interministeriais de estímulo a áreas afins, como cultura e educação, por exemplo.

Ao todo, foram analisadas 347 propostas pelos participantes da conferência, dentre os quais artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todos os setores da cultura e de todos os estados do País. Dos 883 delegados credenciados, 851 votaram por meio de cédulas nas propostas prioritárias.

A aprovação do marco regulatório da Cultura, que já tramita no Congresso Nacional, foi a proposta mais votada (754 votos). O marco é composto principalmente pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC), Plano Nacional de Cultura (PNC) e proposta de emenda constitucional (PEC) 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais. A proposta também explicita o apoio à aprovação do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), que atualiza a Lei Rouanet.

“A Conferência aponta a urgência de se construir um marco regulatório para a cultura brasileira. É uma demanda legítima da sociedade, que prioriza a agenda cultural em todas as esferas de governo. Demos um grande passo para fortalecer definitivamente a importância dessa políticas para o desenvolvimento sustentável do país”, explica a coordenadora executiva da Conferência, Silvana Meireles.

Os debates da Conferência seguiram cinco eixos temáticos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; gestão e institucionalidade da cultura.

Entre os destaques estão a formalização do trabalho na cultura, o incentivo ao ensino de arte nas escolas, o reconhecimento de um “custo amazônico” como fator que onera as iniciativas culturais devido a questões geográficas e logísticas da região – a ser incluído em editais de novos projetos -, a ampliação do acesso à internet e a necessidade de reformulação da Lei de Direitos Autorais. O marco legal para os Pontos de Cultura e a Lei Griô Nacional também estiveram entre as propostas mais votadas.

“Esse é um momento de afirmação da cultura. Esse tema não será mais subalterno. Claro que todas as outras pastas são importantes, mas nada se realiza sem cultura”, afirma Juca Ferreira, ressaltando que neste ano o ministério terá orçamento recorde, o equivalente a 1% do total de impostos arrecadados pela União.

Clique e conheça as 32 prioridades aprovadas: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2010/03/Propostas-32-finais.pdf

sábado, 13 de março de 2010

II Conferência Nacional de Cultura






Fotos: Antonio Almeida

Brasília/DF - Diversidade, fortalecimento e participação. Essa foi a tônica do discurso das autoridades que compareceram à cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) realizada na noite dessa quinta-feira, 11 de março, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Também participaram da solenidade os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República),

Os atores Murilo Grossi e Zezé Mota foram os mestres de cerimônia. Além de chamar ao púlpito as personalidades que falariam e apresentar as atrações artísticas como, por exemplo, os cantores e compositores Antonio Nóbrega e Chico César, os dois ainda liam textos em que evidenciavam a diversidade de expressões culturais brasileiras.

Entre um discurso e outro, aconteceram shows com o brincante Antônio de Nóbrega - que saudou os participantes em nome de todos os artistas -, Chico Cesar, performances circenses, congo e o Hino Nacional cantado por Célia Porto.

O presidente da República afirmou que a presença de atores da sociedade civil e da classe artística na II CNC representa um avanço na construção das políticas públicas no Brasil. “É preciso ter um povo que sonha, que reivindica, pois a participação de vocês tornará tudo mais rico”, sintetizou.

Em seu pronunciamento, o ministro Juca Ferreira também ressaltou a importância do aspecto cultural e simbólico na vida das pessoas e no processo de identidade de um país. Para ele, o homem é o único animal que precisa de alimento tanto para o corpo quanto para o espírito. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, sintetizou.

Na última foto, Marcelo Telles Filho, delegado eleito por Cambuquira e outros componentes da delegação de Minas, com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

Resíduos sólidos


Foto: Assessoria do deputado Odair Cunha

Brasília (DF), Em audiência com o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério, fomos informados da possibilidade do MMA em liberar recursos para o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos a ser formado no Sul de Minas.
Na ocasião, o Secretário, designou o Gerente de Projetos, do Departamento de Ambiente Urbano, Moacir Assunção, para acompanhar o projeto e inclusive participar de reunião a ser realizada em Três Corações, no próximo dia 15 de abril.
Na foto, comigo, o Secretário Silvano Silvério, o Gerente de Projetos, Moacir Assunção, e o assessor do deputado Odair Cunha, Paulo Pinheiro.

terça-feira, 9 de março de 2010

Conferência Nacional de Cultura



A diversidade da cultura brasileira, um dos principais temas da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que será realizada em Brasília, de 11 a 14 de março, estará refletida também na programação de eventos elaborada pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Dentre as atrações, shows de música, teatro, circo, dança, além de exibição de filmes e exposições. Oficinas culturais em diversos segmentos serão oferecidas, gratuitamente, durante a jornada. As demais atrações da programação também são gratuitas e acontecem de 9 a 14 de março, no Complexo Cultural da Funarte.

De quinta-feira (11) a domingo (14), Brasília será palco de grandes discussões sobre Cultura envolvendo artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo o País. Eles estarão reunidos na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, com o objetivo de debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área.

Na abertura do encontro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, receberá o presidente da República em exercício, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, outros ministros de Estado e secretários Estaduais e Municipais de Cultura. A cerimônia de abertura será apenas para convidados e imprensa, na noite do dia 11, no Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Segundo o ministro Juca Ferreira, eventos como a Conferência provam como é positivo e essencial que a sociedade tome cada vez mais iniciativas, uma vez que o papel do Estado é criar as condições para o acesso.

“Isso tudo reflete o quê? Que através desse método democrático de discutirmos tudo, as prioridades, os métodos, os projetos, estamos valorizando a Cultura, responsabilizando o Estado pela construção dessa sensibilidade plena, dessa economia tão importante que é a Cultura”, reforça o ministro.

Os debates da Conferência contribuirão para a construção de um marco regulatório da Cultura, fundamental para o fortalecimento da área no País. Outras áreas estratégicas como Educação, Saúde e, mais recentemente, Assistência Social, já possuem seus marcos regulatórios. Na Cultura, estão em tramitação no Congresso Nacional o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Nacional de Cultura (PNC) e a PEC 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais. Durante o encontro, também serão avaliados os resultados da I Conferência, realizada há cinco anos.

Os debates seguirão cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura. Confira aqui a programação completa.

Dentro das etapas da II CNC, foram feitas conferências municipais e intermunicipais; estaduais e do Distrito Federal; pré-conferências setoriais; conferência virtual e conferências livres como forma de mobilizar os setores culturais para esta plenária nacional.

Todos os estados realizaram suas conferências, elegendo 743 delegados ao todo. Mais de 200 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas nas etapas estaduais e municipais. No total, foram realizadas 143 pré-conferências setoriais, com 3.193 inscritos como candidatos a delegado. Além de deliberar, esses encontros têm o objetivo de estimular a criação e o fortalecimento de redes de agentes e instituições culturais do País, para dar prosseguimento, em caráter permanente, às discussões e articulações.

Estarei presente, juntamente com Marcelo Telles Filho, delegado eleito por Cambuquira, na Conferência Estadual realizada em Belo Horizonte.

Cidade Administrativa




Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cambuquira

Foi inaugurada no último dia 4, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, tendo a comitiva de Cambuquira sido composta pelo Prefeito Evanderson Xavier, o Vice Prefeito Jonas Louzada, o Presidente da Câmara Municipal Paulo César da Costa e a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Vanessa Junqueira.

O monumental complexo de edifícios com a assinatura de Niemeyer abrigará toda a administração direta e indireta do Estado. Numa área de 804 mil metros quadrados, sendo 265 mil metros de área construída, o centro é formado pelo Palácio do Governo - com 146 metros de vão livre, considerado o maior vão suspenso do mundo -, dois edifícios em curva de 15 andares que abrigarão as secretarias, auditório, centro de convivência, praça cívica e lagos.

A principal justificativa do governo mineiro para a obra é a economia com o custeio, estimado em R$ 92 milhões ao ano com base na extinção de despesas com aluguéis de imóveis, telefonia, serviços gerais, de energia, transporte, entre outros. O empreendimento possibilitará ainda o estabelecimento de um novo polo de desenvolvimento da região norte de Belo Horizonte e parte da área metropolitana. O Centro fica localizado nas margens da rodovia MG-10, no caminho para o Aeroporto de Confins.

Um total de 16,3 mil servidores serão transferidos até o fim do ano para o centro, que deverá receber um público flutuante de cerca de 10 mil pessoas. Recentemente, o governador mineiro assinou decreto que reduz de oito para seis horas a jornada diária de trabalho dos servidores efetivos que irão trabalhar na Cidade Administrativa, para que "haja uma adaptação natural" dos funcionários públicos ao novo local de trabalho. A redução de jornada não implicará perda de salário e no caso dos servidores comissionados, será definida pelos dirigentes de órgãos ou entidade. A medida será válida até o fim do ano.