domingo, 6 de fevereiro de 2011

Recordação


Por estar fora da cidade, o Sábado Recordação está sendo postado somente hoje.


Inicialmente, um grupo formado em São Paulo nos anos 60, passou por diversas formações e teve vários nomes (Wooden Faces, Six Sided Rockers, O Conjunto, O'Seis) até se consolidar como o trio Os Mutantes, em 1966, em um programa de televisão: Sérgio Dias, Rita Lee, Arnaldo Baptista.

No ano seguinte, conseguiram o segundo lugar no festival da Record acompanhando Gilberto Gil em "Domingo no Parque". Em 1968 gravaram o clássico LP "Tropicália ou Panis et Circensis" na companhia de Gil, Caetano, Gal, Tom Zé e Nara Leão. No mesmo ano sai o primeiro LP só dos Mutantes, com os sucessos "Bat Macumba" (Gil), "Panis et Circensis" e "A Minha Menina" (Jorge Ben Jor). Os Mutantes se consagraram como um grupo musicalmente criativo e com uma postura de deboche e irreverência. Apresentaram-se na França em 1969 e lançaram o segundo disco. Participaram de outros festivais, acompanhando Caetano Veloso em 1968 com "É Proibido Proibir" e atuando sozinhos com "Dom Quixote" e "2001" e em 1970 com "Ando Meio Desligado".

O histórico show "Planeta dos Mutantes", realizado em 1969 no Teatro Casa Grande, no Rio, consagrou o grupo na cena roqueira inovadora da música brasileira. Em 1972 lançaram "Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets", com um dos maiores sucessos da carreira, a "Balada do Louco". Após este disco, Mutantes tiveram formações diferentes, que incluíram Antônio Pedro Medeiros, Rui Motta, Dinho, Manito, Túlio Mourão. Os Mutantes viraram história, são citados como definição da palavra Mutantes na enciclopédia Delta La Rousse, Receberam a comenda Padre Anchieta outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo Em 2006 o grupo se estabelece mundialmente após um show no Barbican theatre em Londres aonde tiveram a participação de Zélia Duncan nos vocais.

Após este show Mutantes fizeram uma tournée nos USA nos locais de maior prestigio dentro da historia do rock mundial, Webster Hall NYCity, Hollywood Bowl LA, the Filmore San Francisco, Seatle, The Pitchfork Festival Chicago e Miami, aonde receberam o premio de melhor show do ano de 2006. Em 2007, Mutantes tocam pela primeira vez no Brasil após 30 anos, e tem uma estréia inesquecível no aniversário da Cidade de São Paulo em frente ao Museu do Ipiranga, com um publico de 100.000 pessoas de todas as idades. Após diversos shows no Brasil, Mutantes faz a 1ª tour internacional, USA e Europa, com shows em Chicago , Los Angeles, San Francisco, e Lincoln Center, todos os shows foram “sold out”Os Mutantes receberam as melhores criticas inclusive uma primeira página no NY Times, no qual Sérgio Dias é citado como Guitar Hero e comparado a Eric Clapton e Santana.

Após USA Mutantes seguiram para a Europa com shows em Portugal, Espanha (Benicassim Festival), Milão na Itália, Londres, Dublin Irlanda,Liverpool, Escócia Glascow.

Após Julho de 2007, Mutantes entram em recesso e começam o trabalho de composição de musicas novas junto com o novo – velho Tom Zé. Mutantes esta passando pela sua nova transformação e se prepara para uma nova tournée internacional, e lançamento de CD com musicas inéditas após 40 anos.