quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BDMG Cultural anuncia editais de música, artes cênicas e plásticas


O BDMG Cultural apresentou esta quarta, em Belo Horizonte, seus editais para este ano, contemplando música, artes cênicas e plásticas em seis projetos. As inscrições de alguns deles já estão abertas, sendo que a maioria começa em março. O instituto, criado em 1988, ainda não informou quem ocupará a vaga de Jota Dangelo, seu diretor presidente desde 2003, que aproveitou a ocasião para comunicar seu desligamento da entidade em breve.

Entre as principais mudanças estão o aumento do número de selecionados pelo Prêmio Jovem Instrumentista BDMG (agora são 10, dobro da edição passada) e alterações no regulamento do Prêmio BDMG Instrumental, que agora prevê R$ 8 mil (em vez de R$ 7 mil) para os quatro melhores colocados e obriga os seis finalistas a apresentar mais músicas inéditas. A propósito, CD comemorativo deste último prêmio, com faixas de cada um de seus vencedores de suas 10 edições foi entregue aos músicos ontem.

As informações completas e regulamentos de cada projeto estão no site do BDMG Cultural. Ao longo dos últimos oito anos, estima-se que os 734 eventos culturais organizados pela entidade tenham atraído quase 150 mil pessoas. Nesse período, houve estímulo também à interiorização dos projetos: 170 cidades mineiras foram beneficiadas com espetáculos variados.

Professor aposentado do curso de medicina da Universidade Federal de Belo Horizonte, Jota Dangelo, de 79 anos, revela que tão logo um substituto seja indicado para seu cargo, pretende passar mais tempo em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, onde nasceu. Lá terá mais tempo para se dedicar à Fundação Cultural Campos de Minas, entidade da qual é presidente e é a mantenedora da TV Campos de Minas, afiliada da Rede Minas/TV Cultura. Entre as principais contribuições de sua gestão frente ao BDMG Cultural aponta “a inserção das artes cênicas na programação e a democratização do processo de escolha dos contemplados por meio de edital”.

Fonte: www.uai.com.br