segunda-feira, 21 de junho de 2010

LANÇADO O “OSCAR” DA ECOLOGIA


“É preciso revitalizar o homem, para depois pensarmos em revitalizar o planeta.”
Hugo Werneck


Já estão abertas, até 30 de julho, as inscrições ao “Prêmio HUGO WERNECK de Sustentabilidade & Amor à Natureza – o Oscar da Ecologia”, iniciativa do Grupo ECOLÓGICO, por meio da Revista ECOLÓGICO - única publicação na mídia mineira dedicada exclusivamente à questão socioambiental - e de suas redes sociais fomentadas pela ECOLÓGICO ONLINE.

A premiação nasce como uma referência de Minas para o Brasil. Tem a participação institucional do Governo de Minas; a parceria da Fiemg, por meio do Programa Minas Sustentável; supervisão técnica da Fundação Dom Cabral; legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).

Poderão ser indicadas ou inscritas todas as ações, cases, experiências ou iniciativas bem-sucedidas de pessoas jurídicas, físicas, instituições públicas, empreendedores e do Terceiro Setor. Segundo o jornalista e ambientalista Hiram Firmino, editor da Revista ECOLÓGICO, a premiação é uma homenagem ao símbolo de um ser humano maior que Hugo Werneck representa.

Professor e conservacionista, ele foi o fundador do Centro para a Conservação da Natureza em Minas, uma das primeiras ONGs ambientalistas da América Latina. “Não é à toa que, amante apaixonado da natureza, doutor Hugo, como era chamado e respeitado entre seus pares, é considerado um dos pais do movimento ambientalista brasileiro. Quando o mundo ainda não falava em ecologia e desenvolvimento sustentável, ele foi um precursor da defesa inconteste da natureza, através da educação ambiental. As três principais vertentes do ensinamento que fundamentaram a premiação são: conhecer, amar e cuidar da Natureza. Para Hugo Werneck, a experiência humana no planeta só se tornará sustentável se cada um de nós – cidadãos, empresas e governos – seguir essa receita de reaproximação harmoniosa com o meio natural.

O prêmio contempla mais de 20 categorias, entre elas Melhor Exemplo em Água, em Fauna, Flora, Terceiro Setor, Micro e Pequena Empresa, Campanha Publicitária além dos destaques Municipal, Estadual, Nacional e Especial.

Para saber mais: www.revistaecologico.com.br/premio