sexta-feira, 11 de junho de 2010

FORUMDOC.MG em Cambuquira – 3ª Mostra Itinerante do Filme Documentário e Etnográfico



Forumdoc amplia sua programação ao interior de Minas Gerais

Em sua terceira edição, o festival leva parte de sua programação a sete cidades

O forumdoc.mg – mostra itinerante do filme documentário e etnográfico – tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada no estado de Minas Gerais, através da exibição de filmes já exibidos no forumdoc.bh (festival de cinema que acontece anualmente em Belo Horizonte desde 1997) e/ou que fazem parte do acervo da Associação Filmes de Quintal, associação sem fins lucrativos responsável pela realização do projeto.

Sua programação se estende entre os meses de maio e junho de 2010, em sete cidades: Araçuaí, Cambuquira, Contagem, Lagoa Santa, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia. Abordando temáticas diversas, os filmes selecionados abordam questões políticas e sociais, ao versar sobre comunidades tradicionais e urbanas, na tentativa de construir junto ao público um amplo diálogo sobre as potências do audiovisual.

O evento, que se encontra em sua terceira edição, conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas e da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura e Fundo Nacional de Cultura. Além disso, conta com a parceria de instituições locais (Irmandade dos Atores da Pândega, Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, Cineclube Luz da Lua, MUnA/UFU, UNIMONTES, UNIVÁS, Benedita Cineclube e Cineclube FUNEC).

PROGRAMAÇÃO forumdoc.mg – Cambuquira

26 de Junho – Sábado

16h- BATATINHA, POETA DO SAMBA

Brasil / 2008 / cor / 62′ - Direção: Marcelo Rabelo

Um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha (1924 -1997), é visto aqui sob a perspectiva de seus nove filhos. São eles que vão atrás das memórias do pai, investigam a sua vida, história e obra e se encontram com familiares, amigos e músicos. Seus filhos, ao reunir os fragmentos que revelam a história do pai, acabam conhecendo mais sobre ele, estabelecendo também elos fraternais importantes entre a própria família.

19h - HEREMAKONO

Mali, França, Mauritânia | 2002 | cor | 95´ - Direção: Abderrahmane Sissako

Numa cidadezinha na costa da Mauritânia, garoto e sua mãe aguardam a chance para ir para a Europa. Neste lugar de espera, onde se fala outra língua, o menino tenta decifrar o mundo e as personagens que o rodeiam.


27 de junho – Domingo

16h - Sessão de Curtas: A ARQUITETURA DO CORPO / CONFESSIONÁRIO / CAÇANDO CAPIVARA

A Arquitetura do Corpo

Brasil | 2008 | cor | 21′ - Direção: Marcos Pimentel

Os bailarinos e suas formas. Suas dores. Seus sonhos…

Caçando Capivara

Brasil | 2009 | cor | 57′ - Direção: Derli Maxakali, Marilton Maxakali, Juninha Maxakali, Janaina Maxakali, Fernando Maxakali, Joanina Maxakali, Zé Carlos Maxakali, Bernardo Maxakali, João Duro Maxakali

Caçadores Maxakali saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara. Cantos, olhares e eventos. Intensidades que se agitam sob um plano de aparente silêncio.

Confessionário

Brasil, Itália | 2009 | cor | 15′ - Direção: Leonardo Sette

O missionário católico Silvano Sabatini relembra sua chegada à área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, nos anos 50.


19h - CORUMBIARA

Brasil | 2009 | cor | 117′ - Direção: Vincent Carelli

Em 1985, o indigenista Marcelo Santos denuncia um massacre de índios na Gleba Corumbiara (RO) e Vincent Carelli filma o que resta das evidências. Bárbaro demais, o caso passa por fantasia, e cai no esquecimento. Ninguém foi responsabilizado pelas torturas que aquelas pessoas sofreram. Corumbiara é um esforço para provar o extermínio dos índios e tentar contato com os remanescentes.


Entrada Franca!

Local: Espaço Cultural Sinhá Prado - Av. Virgílio de Melo Franco, nº 481, Cambuquira – MG