sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começa a Copa: África do Sul 1 X 1 México




A festa estava toda armada. Vuvuzelas a todo vapor na abertura da Copa do Mundo de 2010, nesta sexta-feira, no Estádio Soccer City. Um golaço de Tshabalala fez explodir ainda mais os sul-africanos, com direito a muita dança na comemoração. Mas o México buscou o empate por 1 a 1 no final da partida e abafou a empolgação dos donos da casa.
O técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira montou um time com a primeira preocupação de defender. Apenas um atacante e saídas rápidas nos contra-ataques. Os Bafana Bafana sentiram o início da partida e a pressão de ter um estádio lotado. Passada a ansiedade dos primeiros 45 minutos, a equipe melhorou consideravelmente na segunda etapa, principalmente pelo futebol rápido do trio de meio de campo Tshabalala, Modise e Pienaar.
O gol não demorou a sair. Foi aos 9min, em um chute preciso e cruzado de Tshabalala do lado esquerdo. No ângulo, um golaço. Na comemoração, coreografia bem ensaiada. Afinal, a dança está no sangue dos sul-africanos. Os jogadores já haviam desembarcado do ônibus na chegada ao estádio com passos coreografados. Cantando, com direito a caras e bocas. No túnel que dá acesso ao gramado, antes do aquecimento, teve mais música e ginga.
Mas a festança não foi completa. Nem a boa atuação do goleiro Khune segurou o resultado. A zaga falhou. Aos 34min do segundo tempo, depois de uma bola levantada na área, Rafa Márquez ficou livre no segundo pau para dominar e fuzilar para o fundo da rede.
O Mundial que celebra a igualdade começou com um empate: 1 a 1 entre os donos da casa e o México.