quarta-feira, 20 de setembro de 2023

A professora que viaja 108 km de carona todos os dias para dar aulas a 2 crianças

 Imagem: Reprodução


A professora María Domínguez precisa contar com a generosidade dos viajantes para chegar à escola rural onde leciona, no interior do Uruguai.


A escola rural 118 de Paso de la Cruz del Yí fica em meio à zona rural, no interior do Uruguai. — Foto: Arquivo Pessoal

A professora María Domínguez precisa contar com a generosidade dos viajantes para chegar à escola rural onde leciona, no interior do Uruguai.

Às margens da estrada, onde começa a rodovia n° 56, María Domínguez — vestida com sua bata branca, para que as pessoas identifiquem que ela é professora — estende o braço direito e mostra sua mão.

São oito horas da manhã de uma gelada manhã de inverno no interior do Uruguai. Domínguez tem 29 anos e está na entrada da pequena cidade de Florida, 90 km ao norte da capital, Montevidéu. Ela tenta fazer com que algum motorista pare e ofereça uma carona.

A professora precisa chegar antes das 10 horas à escola rural de Paso de la Cruz del Yí — a 108 km de sua casa, no meio do nada, para dar aula para Juliana, de 4 anos, e Benjamín, de 9. Eles são os dois únicos alunos daquele centro educacional.

"São filhos de famílias que moram na região e trabalham no campo", conta ela à BBC News Mundo (o serviço em espanhol da BBC).

María Domínguez não tem outra forma de chegar à escola que não seja pedindo carona — ou, como se diz no Uruguai, "fazendo dedo".

Leia AQUI toda a saga dessa heroica professora para atender duas crianças.