quinta-feira, 4 de junho de 2020
Tem filme brasileiro na seleção oficial de Cannes
Foto: Divulgação
O Festival de Cannes divulgou, nesta quarta-feira (3), os 56 filmes que compõem sua seleção oficial, selo de qualidade do qual poderão se beneficiar enquanto o evento, que aconteceria em maio, foi cancelado devido à pandemia de coronavírus.
Entre os selecionados, está o brasileiro "Casa de antiguidades", do diretor João Paulo Miranda. Protagonizado por Antonio Pitanga, o filme conta a história de um operário negro do interior do Brasil.
Também compõem a lista o aguardado "The French Dispatch", do americano Wes Anderson; "Eté 85", do francês François Ozon; e dois filmes do diretor britânico Steve McQueen, vencedor do Oscar por "12 anos de escravidão" em 2014.
Festivais on-line podem amenizar os prejuízos do cinema de arte?
"Esta seleção mostra que o cinema ainda está vivo, também esteve durante o confinamento", declarou o diretor-geral do festival, Thierry Frémaux, durante o anúncio da seleção ao lado do presidente do Festival, Pierre Lescure.
Inicialmente programado para maio e adiado para junho e julho por causa da pandemia de coronavírus, o Festival Internacional de Cinema de Cannes descartou qualquer possibilidade de realizar a 73ª edição em sua "forma física".
"Os cineastas não baixaram os braços, pois nos enviaram 2.067 filmes, o que é um recorde. Com eles trabalhando, o mínimo que poderíamos fazer era receber esses trabalhos, ver os filmes", disse Frémaux.
"Tivemos que encontrar outras formas. Nunca foi uma questão para nós dizer 'adeus a todos, até o próximo ano'".
Dentre os filmes selecionados, há também longas da cineasta japonesa Naomi Kawase, da francesa Maïwenn e do dinamarquês Thomas Vinterberg.
Fonte: G!