quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Narcisismo


Saúde Mental Personalidade e Comportamento


Tem você obsessão por si mesmo? Sua vida é focada em quê?

Narcisismo é uma obsessão por si mesmo. É focar a vida na sua imagem. É uma forma de egoísmo e de morte. Ele pode ser conseqüência de excesso de elogios ativando a vaidade na natureza humana, espiritualmente contaminada por herança genética.

A pessoa narcisista se idolatra e pode esperar isto dos outros também, ou seja, que os outros continuem a exaltá-la sempre. Isto gasta muita energia, tempo, dinheiro da pessoa narcisista porque para ela manter a auto-idolatria ou a auto-adoração, gastará bastante energia vital a qual poderia ser usada para fins melhores. A tendência é usar tempo demasiado em coisas ligadas ao embelezamento exterior e com isso gastar dinheiro demais que poderia ser aplicado em coisas mais úteis e realmente necessárias para si e, inclusive, para aliviar a necessidade ou sofrimento de outras pessoas.

Toda pessoa tem coisas naturalmente belas em seu ser que são reflexos divinos assim como, infelizmente, também tem reflexos demoníacos. Isto resulta no que a Bíblia chama de “obras do espírito” e “obras da carne”, umas se opondo às outras, sendo de origem totalmente diferentes umas das outras.

Se a pessoa com tendência narcisista resiste a esta essência má e, ao contrário, procura desenvolver as características divinas (amor, paz, bondade, mansidão, domínio próprio, alegria, compaixão, honestidade, fidelidade, simplicidade, etc.), o narcisismo morrerá pouco à pouco e será revelada a beleza de um caráter que a fará feliz e incentivará outros a desejarem o mesmo.

O narcisista supervaloriza ou maximiza suas características bonitas, ou as que ele acha bonito em si mesmo. O contrário disto não é depreciar-se, mas ser uma pessoa simples (não medíocre) porque existe muita beleza na simplicidade. Olhe a Natureza! Simples e linda! Sem afetação, sem supérfluos, sem corrupção.

Perceba a existência do narcisismo em sua vida, em sua mente, em seus pensamentos. Este é o primeiro passo para a cura rumo ao encontro da serenidade e permissão para que a beleza natural apareça e se desenvolva. Comece a desejar parar de ser narcisista. Ninguém pode fazer isto por você, nenhum doutor, nenhum cirurgia, nenhum medicamento, nenhuma clínica. Você tem que aceitar a presença do narcisismo na sua pessoa e desejar não mais ser movido por ele. Este é o primeiro passo e 50% da recuperação.

Em seguida, fique atento, preste atenção no que vai na sua mente. Você terá que sair do viver automático do dia a dia para refletir. Isto exige treino, esforço, perseverança.

A maioria das pessoas vive no automático, ou seja, repete os mesmos comportamentos ao longo dos anos sem se darem conta de que têm escolhas diferentes. Quando você presta atenção ao seu próprio comportamento aí é possível começar a pensar, escolher e decidir se quer ou não continuar com aquele tipo de atitude. Você tem a escolha.

Ao detectar pensamentos, sentimentos e atitudes narcisistas você chega à encruzilhada. Haverá dois caminhos à sua frente aí dentro de sua mente consciente: um é o velho e antigo caminho do narcisismo já conhecido seu; outro é um caminho novo, desconhecido (talvez em parte), o caminho da simplicidade, da beleza real, da não idolatria do eu (self). Então, você tem a escolha de qual seguir.

Pense um pouquinho. Reflita nestas perguntas: O que o narcisismo tem produzido em minha vida? Tem ele preenchido meu interior? Tem produzido paz em meu coração? Faz me aproximar das pessoas de maneira agradável, não competitiva? Cria integração amigável?

Após estas reflexões, faça a escolha saudável, mesmo que ela não pareça lógica e até um tanto absurda. O caminho estreito é absurdo para os que vão no caminho largo e fácil da vaidade humana que conduz ao engano, ao vazio, decepção e dor.

Então, após refletir, detectar a presença de narcisismo em sua vida e decidir que não quer mais isto, lute por novos comportamentos e pratique-os com perseverança. Se recair, não se apavore e recomece o treinamento do novo comportamento que produzirá alívio, sossego, satisfação interior e beleza natural.

Não deixe o narcisismo matar sua beleza natural. Especialmente aquela que vai surgindo no caráter quando você investe no crescimento espiritual.

Texto:PortalNatural