sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Amanhã tem cinema na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural


PROGRAMAÇÃO MOSCA na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Cambuquira
17 de setembro - 17 horas

UM LUGAR COMUM, de Jonas Brandão, 10’, ani, SP Em "Um Lugar Comum", como em qualquer praça ou parque, a extrovertida Marina e o desajeitado Zezé se conhecem e juntos plantam uma bela árvore, que torna-se o símbolo de sua amizade. O filme acompanha o crescimento das crianças e seus desencontros ao longo dos anos neste mesmo lugar comum.

VIDA DE BALCÃO, de Luciano Coelho, 17’, doc, PR Em meio a prédios altos e a movimentação de uma grande capital, alguns lugares ainda remetem a uma cidade perdida no tempo. Instalados há décadas no mesmo imóvel, donos de armazéns e mercearias falam sobre as transformações que a cidade sofreu e lem-bram de suas vidas no balcão.

KAHEHIJÜ ÜGÜHÜTU, O MANEJO DA CÂMERA, do Coletivo Kuikuro de Cinema, 17', doc, MT O Cacique Afukaká, dos índios Kuikuro no Alto Xingu, conta a sua preocupação com as mudanças culturais da sua aldeia e seu plano de registro das tradições do seu povo, e os jovens cineastas indígenas narram as suas experiências nesse trabalho.

VISSUNGOS, de Cássio Gusson, 13’, doc, MG
Os vissungos são cantos, com funções sociais, executados no século XVII por escravos mineradores de Minas Gerais. Mesclam palavras do português com o idioma africano e por diversos fatores são considera-dos extintos desde 1928.

O DIVINO, DE REPENTE, de Fábio Yamaji, 6’20’’, ani, SP Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real co-nhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live- action, várias técnicas artesanais de animação compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.’

O CINE ELITE, de Marco Antônio, 3’, doc, Cambuquira/MG. Breve homenagem ao antigo cinema de Cam-buquira através de sua fundadora, Dona Benedita.

CHÃO E FÉ, de Alexandre Felix e Gabriel Lemes, 24’, doc, Cambuquira- MG/Aparecida do Norte-SP O documentário acompanha a “Romaria do Seu Arnaldo”, que sai da cidade de Cambuquira rumo à Apareci-da, percorrendo cerca de 200Km em 6 dias de caminhada. A romaria é pioneira e teve início em 1933, quando os primeiros pagadores de promessa viajavam como bandeirantes.