quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cuidado com o barbeiro


Transmitida pela picada do inseto chamado “Barbeiro” conhecido também por outros nomes como: Bicudo, Chupão ou procotò, entre outros nomes.

Este inseto é encontrado de norte a sul do país e tem três espécies: triatoma sórdida, Triatoma infestans e o Panstrogylus; estes ultimam é o maior deles e mais colorido.

Depois de picada; uma pessoa pode ter os sintomas da doença após quatro a dez dias.

O surgimento de manchas vermelhas semelhante a um furúnculo e, muito dolorosa no local da picada.

Inchaço das pálpebras em um olho apenas, seguido de febre baixa porem, continuada por varias semanas.

Mal estar, falta de apetite.

Mesmo anos após a contaminação, a doença pode se agravar e atingir coração, esôfago, intestino e outros órgãos.

É mais complicado no casa de contaminação em crianças pequenas e pode levar a morte.

Atualmente estão surgindo insetos (barbeiros) com mais freqüência, e provavelmente a saúde pública deverá incluir mais uma tarefa aos agentes da Dengue que hoje já se empenham também com o surgimento da Febre amarela (do tipo silvestre). A febre amarela foi muito destacada nos últimos meses, já que ontem (18) mais uma vitima fatal foi confirmada.

Já a Doença de Chagas teve seu momento mais preocupante durante o ano de 2005 nos meados do mês de março quando foi confirmado 19 casos em Santa Catarina (folha on line); a contaminação de forma inusitada se deu quando no consumo de caldo de cana, geralmente oferecido de forma artesanal em beira de estradas daquele estado, e a presença de fezes e partes do inseto triturado quando na moagem da cana pra produção do caldo.

O inseto tem um tamanho avantajado de fácil visualização e a prevenção desta nova ameaça se dá principalmente na remoção dele do ambiente que vivemos;para isso a aplicação de inseticidas,limpeza de locais com acumulo de objetos da construção civil por exemplo, frestas ou buracos em paredes sem o reboco,muros e outros locais, certamente ajuda bastante.

Aconselha-se a quem encontrar o inseto;mesmo que não tenha certeza de que se trata do bicho “Barbeiro” aprisiona-lo em recipiente fechado (vidro com tampa plástica,caixa de fósforo e outros por exemplo) e, mostrar aos agentes da Dengue.

Recomenda-se muito cuidado quando na captura deste inseto, protegendo as mãos com luvas ou mesmo no caso de emergência e não ter em mãos uma luva, um bom saquinho plástico dobrado pode ser útil.

Leve em conta que se encontrar vários insetos; comunique a secretaria de saúde imediatamente.